Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

O que deve ter em conta na escolha de um cartão de crédito

Seja qual for o seu perfil, escolher o cartão de crédito deve ser uma tarefa pensada para que possa tirar o máximo partido deste método de pagamento.

O que deve ter em conta na escolha de um cartão de crédito
Notícias ao Minuto

07:00 - 18/11/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Pagamentos

Para quem não tem um cartão de crédito, escolher um pode ser difícil, dado que existem várias ofertas no mercado. Deste modo, o ComparaJá.pt apresenta algumas dicas e fatores que deve ter em conta na escolha de um cartão de crédito. 

Isto porque seja qual for o perfil do cliente bancário, o processo de escolha de um cartão de crédito deve ser pensado para que possa tirar o máximo partido deste método de pagamento, ainda segundo a plataforma de comparação de produtos de crédito. 

  • Anuidade - A anuidade é o custo anual de um cartão de crédito que se tem de pagar à entidade emissora. Normalmente, quanto mais premium é um cartão, mais elevada será a sua anuidade.
  • Taxa de juro - A taxa que está associada aos pagamentos com cartão de crédito é a chamada TAEG (Taxa Anual Efetiva Global). Se fizer compras com cartão de crédito e quiser pagá-las a prestações, terá um juro associado a este reembolso, que se reflete na TAEG.
  • Redes de pagamento - Existem três redes de pagamento associadas a cartões de crédito: a Mastercard, a Visa e a American Express. Porém, esta última já não se encontra a operar em Portugal.
  • Benefícios associados - Na maior parte das vezes, um cartão de crédito não é apenas um cartão, dado que muitos benefícios lhe podem estar associados. Neste sentido, face a todas estas vantagens, um consumidor que viaje muito decerto que prefere ter um cartão com milhas aéreas, ao passo que os que investem mais nas suas poupanças à partida preferirão um cartão com cashback, por exemplo.
  • Escolher o banco - Alguns cartões de crédito não obrigam a que o cliente abra conta na instituição financeira, ao passo que outros sim. Consequentemente, convém que avalie se vai contratar apenas um cartão de crédito ou se precisa de outro tipo de produtos do banco, tais como uma conta de depósitos à ordem, um crédito pessoal ou um crédito habitação.
  • Custos de 'cash advance' - O grande senão de recorrer a isto é que, ao contrário dos levantamentos com o cartão de débito, os que se efetuam com o de crédito possuem custos.
  • Plafond - Dependendo da quantidade e do valor das compras que pretende efetuar com o seu cartão de crédito, pode necessitar de mais ou menos plafond, de maneira que perceber quanto é que a instituição financeira lhe vai atribuir também é essencial para escolher o seu primeiro cartão de crédito.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório