Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Centeno fecha debate do OE: "Vamos ter um enorme alívio fiscal em 2019"

Até ao momento, já foram entregues 500 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019. O prazo termina às 19h00.

Centeno fecha debate do OE: "Vamos ter um enorme alívio fiscal em 2019"
Notícias ao Minuto

10:16 - 16/11/18 por Beatriz Vasconcelos com Lusa

Economia OE2019

O ministro das Finanças, Mário Centeno, encerra, esta sexta-feira, o debate do Orçamento do Estado (OE2019) para o próximo ano. Centeno começou por dizer que este é um "orçamento responsável", mas acrescentou que o "país ainda tem um longo percurso a percorrer".

Durante o breve discurso, Centeno destacou o "enorme alívio fiscal" que irá ser sentido pelas famílias no próximo ano, palavras que geraram risos na bancada do PSD, o que levou, inclusive, à interrupção da sessão.

Centeno aproveitou também para destacar os números da economia divulgados recentemente pelo INE, apontando que o crescimento deste ano "será superior ao acumulado dos últimos cinco anos de legislatura". O responsável salientou, ainda, a melhoria na estabilização do sistema financeiro

"Em 2019 todas as carreiras vão funcionar e todas verão as regras cumpridas. É o segundo ano que isto acontece", disse o ministro, referindo-se à progressão das carreiras da Função Pública. 

O prazo para os partidos apresentarem propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 termina esta sexta-feira às 19:00. Até agora, já foram entregues mais de 500 propostas.

Já a sessão de encerramento e a votação final global do OE2019, saliente-se, está agendada para a tarde de dia 29 de novembro.

Investimento cresceu 34% até outubro

O ministro das Finanças disse também que o investimento aumentou 34% até outubro, sublinhando que no Serviço Nacional de Saúde (SNS) atingirá este ano "o valor mais elevado das últimas décadas".

"A melhor forma de promover o futuro é através do investimento, com a responsabilidade que tem caracterizado toda a legislatura. O investimento em 2018 cresce, até outubro, 34%", afirmou o ministro das Finanças no parlamento no âmbito da apreciação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019).

Segundo Mário Centeno, o investimento no SNS "cresce 52% e atingirá este ano o valor mais elevado das últimas duas décadas".

Também na CP - Comboios de Portugal há um "forte crescimento de 21%", enquanto na Infraestruturas de Portugal (IP) a subida é de 138%, mais 63 milhões "sobretudo associado ao projeto Ferrovia 2020".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório