Débito direto. Se lhe retiraram dinheiro indevidamente eis o que fazer

Se ao consultar o extrato se apercebeu que lhe retiraram dinheiro indevidamente, saiba que há formas de contornar a questão.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
16/11/2018 08:42 ‧ 16/11/2018 por Notícias Ao Minuto

Economia

BdP

Hoje em dia, já há quem não se preocupe mensalmente com o pagamento das despesas relacionadas com água, luz, telecomunicações, ou outras, por ter acionado o mecanismo de pagamento através de débito direto. O que é que isto significa? Significa que o titular das faturas pode dar 'luz verde' para que o pagamento seja realizado automaticamente. E se lhe retirarem dinheiro indevidamente? Pois, aí é altura de pedir acionar os meios à sua disposição para reaver o seu dinheiro. 

De acordo com o Banco de Portugal (BdP), dependendo do tempo que a transação foi realizada há dois métodos para solucionar o problema junto do seu banco.

O primeiro é se o débito direto foi feito há menos de oito semanas, sendo que nesse caso "pode formular o pedido de reembolso do valor junto do seu prestador de serviços de pagamento", segundo o supervisor. 

Porém, "dispõe do prazo de 13 meses, a contar da data do débito em questão, para solicitar a sua retificação, caso a cobrança não tenha sido autorizada ou tenha sido incorretamente executada", conforme explica o Banco de Portugal. 

Terminado esse prazo, a reclamação já deve ser feita "junto do credor, ou mediante o acionamento dos meios extrajudiciais e/ou judiciais adequados", explica. 

Como cancelar o débito direto

Em qualquer momento, pode sempre cancelar o método de pagamento através de débito direto, mas deve saber que esta ação é irreversível. "O devedor deverá solicitar o cancelamento da autorização de débito em conta (ADC) diretamente junto do credor a quem a concedeu. O cancelamento da ADC é irreversível", adianta o supervisor. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas