Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Transferências para outros bancos? Imediatas e online só em seis bancos

Análise da DECO revela que apenas seis bancos disponibilizam as transferências imediatas aos seus clientes através do homebanking. Mas será que compensa?

Transferências para outros bancos? Imediatas e online só em seis bancos
Notícias ao Minuto

08:09 - 15/11/18 por Notícias Ao Minuto

Economia DECO

Se há uns anos fazer transferências para contas de outros bancos implicava que o dinheiro só ficasse disponível no dia seguinte - ou até passado dois dias -, atualmente a história é bem diferente. Isto porque o Banco de Portugal (BdP) disponibilizou um novo sistema de pagamentos que permite a realização deste tipo de transferências no tempo máximo de 10 segundos, mas ainda só seis bancos disponibilizam este serviço online. 

A conclusão é da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) e resulta de uma análise ao sistema de transferências imediatas, que incidiu sobre 18 instituições bancárias. 

"Fomos verificar a adesão dos bancos nacionais ao novo sistema e os custos inerentes à sua utilização. Dos 18 bancos analisados, apenas seis disponibilizam as transferências imediatas aos seus clientes através do homebanking: Banco BPI, Bankinter, Millennium bcp, Montepio, Novo Banco e Santander", explica a DECO. 

Porém, há outras instituições que têm esta funcionalidade disponível, mas apenas apenas ao balcão, como é o caso do BBVA e da  Caixa de Crédito Agrícola.

Compensa?

A recomendação da DECO é clara: "se não tem pressa, use o multibanco". Isto porque "todas as instituições cobram mais por este tipo de transferência do que por uma transferência normal feita através do portal do banco", à exceção do Bankinter, como revela a associação. 

Por exemplo, no caso do Novo Banco, uma transferência imediata pode custar 2,60 euros por operação, mas "se os clientes tiverem uma conta serviço, o custo reduz para 1,61 euros", esclarece a DECO. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório