Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Custo do trabalho aumentou 1,5% em relação ao trimestre homólogo

O índice de custo do trabalho (ICT) aumentou 1,5% no terceiro trimestre em termos homólogos, com os custos salariais a subirem 1,9% e os outros custos a diminuírem 0,1%, divulgou hoje o INE.

Custo do trabalho aumentou 1,5% em relação ao trimestre homólogo
Notícias ao Minuto

11:25 - 14/11/18 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia INE

Segundo o INE, a variação homóloga do ICT de julho a setembro resultou também do efeito conjugado do acréscimo de 1,3% do custo médio por trabalhador e do decréscimo de 0,2% do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador.

No trimestre anterior, o ICT tinha registado uma subida homóloga de 1,1%.

De acordo com o INE, o acréscimo dos custos salariais e do custo médio por trabalhador "ocorreu em todas as atividades", enquanto o decréscimo dos outros custos ocorreu apenas na Administração Pública e o decréscimo do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador verificou-se apenas na Administração Pública e na construção.

Numa análise por setores de atividade económica, o INE indica que no subgrupo relativo ao setor privado da economia se verificou, no terceiro trimestre, um acréscimo homólogo de 1,7% do ICT, enquanto "nas restantes atividades económicas, que incluem maioritariamente (mas não exclusivamente) atividades na esfera do setor público, o ICT apresentou um acréscimo homólogo de 1,2%".

Entre as atividades que abrangem, genericamente, o setor privado da economia os custos salariais aumentaram 1,6% e os outros custos subiram 1,9%, enquanto o custo médio por trabalhador aumentou 2,0% e o número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador subiu 0,3%.

Neste subgrupo, o ICT aumentou 1,7% na indústria, 4,0% na construção e 1,1% nos serviços.

Já nas atividades na esfera do setor público, os custos salariais aumentaram 2,3% e os outros custos diminuíram 2,0%, enquanto o custo médio por trabalhador subiu 0,3% e o número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador diminuiu 1,0%.

De acordo com o INE, a informação mais recente disponível relativa à variação homóloga do ICT na União Europeia refere-se ao segundo trimestre de 2018, apontando para uma evolução de 2,6%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório