Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Porto de Setúbal: Trabalhadores queixam-se por excesso de carga horária

Uma dezena de trabalhadores do Porto de Setúbal enviou uma queixa à ACT contra a administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, alegando excesso de carga horária, segundo um documento a que a Lusa teve hoje acesso.

Porto de Setúbal: Trabalhadores queixam-se por excesso de carga horária
Notícias ao Minuto

17:16 - 12/11/18 por Lusa

Economia ACT

De acordo com o pedido de intervenção inspetiva enviado à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) em 09 de novembro, os trabalhadores alegam "horário de trabalho irregular", que não está em conformidade "com o código de trabalho, contrato coletivo de trabalho, portaria que regula o pessoal das administrações portuárias", nem com o contrato individual de trabalho.

"Neste horário só é adquirido mais um dia de descanso quando as 24 horas de trabalho sejam coincidentes com um sábado, domingo ou feriado", lê-se no documento.

De acordo com os trabalhadores, a carga de trabalho semanal é sempre ultrapassada, oscilando entre as 48 e as 72 horas.

Por sua vez, a carga horária anual atingiu as 2.376 horas em 2015 e as 2.352 horas em 2016 e 2017.

A situação aplica-se a 11 trabalhadores -- cinco mestres, cinco maquinistas e um marinheiro -- não existindo "qualquer remuneração" pelo trabalho extraordinário.

Segundo o documento, as situações já foram objeto de tentativa de resolução junto da administrações dos portos visados, através de um advogado, não tendo as partes chegado a acordo.

"A empresa, desde 2003, ficou de mudar o horário e, até hoje, nada feito [...]. Somos os únicos na empresa com este horário e as únicas [entre as] administrações portuárias. Apela-se à mudança de horário e à igualdade com as restantes administrações", concluem.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório