Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Temperaturas descem hoje. Como manter a casa quente sem aumentar a fatura

Para evitar que o 'barato saia caro' tome nota de alguns conselhos que podem reduzir a fatura da energia.

Temperaturas descem hoje. Como manter a casa quente sem aumentar a fatura
Notícias ao Minuto

08:27 - 12/11/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Eletricidade

O sol está de regresso, esta segunda-feira, mas o frio também. Nesta altura do ano, por norma, aumentam os consumos de eletricidade como consequência dos equipamentos utilizados para aquecer as casas, mas não tem de ser assim.

Há algumas dicas que podem ajudar a aquecer as habitações e a poupar ao mesmo tempo, de acordo com a Agência para a Energia (ADENE). 

"A grande parte das habitações em Portugal não dispõe de sistemas de aquecimento ou recorre a soluções de aquecimento elétricas que, apesar de económicas aquando da compra, o fraco desempenho energético ao longo da sua utilização acaba por se refletir nos elevados custos da fatura de energia elétrica", explica a ADENE. 

Por este motivo, a agência apresenta seis conselhos que podem ser particularmente úteis para os dias mais frios: 

  1. Aproveite o aquecimento natural - Abra as proteções solares das janelas, mantendo os envidraçados fechados para que o sol aqueça a casa. Ao final da tarde, feche as proteções solares para manter o calor no interior.
  2. Mantenha o calor dentro de casa - Quando a temperatura do exterior está muito inferior à do interior, o calor vai procurar sair de casa através das paredes, janelas e cobertura. Para manter o calor no interior durante mais tempo, vede as portas e janelas e coloque placas de isolamento na cobertura, sobre a placa.
  3. Avalie as necessidades de aquecimento antes de selecionar a solução a adquirir - Existem no mercado soluções combinadas, que permitem a produção de calor ambiente e preparação de água quente sanitária, que podem ser mais económicas e eficientes. Algumas delas utilizam biomassa que pode encontrar nas suas proximidades.
  4. Opte por uma solução de aquecimento eficiente - As soluções de aquecimento já apresentam etiqueta energética. Utilize a que for melhor para si. 
  5. Regule a temperatura - O equipamento de aquecimento ambiente deve estar regulado para uma temperatura adequada às condições externas, de preferência para os 20.ºC.
  6. Não se esqueça da manutenção periódica dos sistemas - Uma manutenção adequada ao sistema de aquecimento permite poupanças de energia e dá maiores garantias em relação às condições de salubridade e segurança.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório