Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

São-Tomé assina contrato de partilha com consórcio Total/Sonangol

O Governo são-tomense assina "dentro de algumas semanas", com o consórcio Total/Sonangol, o contrato de partilha de produção do bloco 1 na Zona Económica Exclusiva (ZEE), prevendo no próximo ano fazer poços em outros blocos, anunciou fonte oficial.

São-Tomé assina contrato de partilha com consórcio Total/Sonangol
Notícias ao Minuto

17:43 - 10/11/18 por Lusa

Economia Governo

"Nós lançámos, há uns meses, um concurso restrito para a exploração do bloco 1. Viemos informar o senhor primeiro-ministro que vamos anunciar o início das negociações para a assinatura do contrato com o consórcio Total/Sonangol para o bloco 1 na nossa zona exclusiva", disse a jornalistas o diretor da Agência Nacional de Petróleos (ANP), Orlando Pontes, à saída de um encontro com Patrice Trovoada, que hoje regressou a São Tomé e Príncipe, após quase um mês de ausência.

No encontro estavam presentes representantes da petrolífera francesa Total e da angolana, Sonangol.

"Tivemos ontem uma sessão de conversa com este consórcio e dentro de algumas semanas assinaremos o contrato", garantiu Orlando Pontes.

O diretor da ANP sublinhou que o dossiê do petróleo de São Tomé e Príncipe atravessa uma "fase importante" e o país tem conseguido "atrair as grandes empresas" petrolíferas, lembrando que ainda este ano foram assinados contratos de partilha de produção de dois blocos com a BP, britânica.

"No princípio desta semana, a Shell anunciou que vai entrar em quatro blocos em São Tomé e Príncipe, por isso estamos numa fase em que as grandes empresas manifestam os seus interesses. Já temos três: a BP, a Shell e a Total", explicou o diretor da ANP.

"Temos feito a aquisição de sísmica, que é muito importante, temos dados para percebermos o que é que nós temos e estamos a pensar no próximo ano começar a fazer os poços, o que é muito importante para o país", referiu o responsável.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório