Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

EDP vende mini-hídricas num negócio avaliado em 164 milhões

Transação visa a otimização do portfólio, segundo a elétrica. A EDP visa encaixar 164 milhões com a venda de duas unidades que detêm centrais mini-hídricas.

EDP vende mini-hídricas num negócio avaliado em 164 milhões
Notícias ao Minuto

07:26 - 09/11/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia CMVM

A EDP - Energias de Portugal anunciou, esta sexta-feira, que chegou a acordo com a Aquila Capital para a venda de 100% do capital da  EDP Small Hydro e da Pebble Hydro, que detêm, no total, 21 centrais mini-hídricas. A elétrica pretende encaixar 164 milhões com este negócio, segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

"A EDP, através da sua subsidiária EDP - Gestão da Produção de Energia, S.A., chegou a um acordo com a Aquila Capital para a venda de 100% da EDP Small Hydro, S.A. (“Small Hydro”), que detém 7 centrais mini-hídricas e a Pebble Hydro - Consultoria, Invest. e Serv., Lda (“Pebble Hydro”) que, por sua vez, detém 14 centrais mini-hídricas", anunciou a elétrica. 

O negócio, com um 'enterprise value' de 164 milhões de euros (valor que inclui dívida), está ainda sujeito às aprovações habituais dos reguladores. 

De acordo com a empresa liderada por António Mexia, as 21 centrais mini-hídricas em questão têm uma concessão residual média de 14 anos e "situam-se na região Centro e Norte de Portugal e totalizam 103 MW de capacidade instalada", refere. 

Recorde-se que em julho, a elétrica vendeu 50% da EDP Produção Bioeléctrica S.A. à Altri, por 55 milhões de euros. Com estes negócios, a EDP visa uma "otimização do portfólio, através da alienação de actividades não estratégicas e de escala reduzida em Portugal, bem como da alocação destes fundos a outras áreas de crescimento", explica. 

[Notícia atualizada com mais informação às 07h53]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório