Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Startup inglesa que criou programa para carros autónomos vence concurso

A startup inglesa Wayve, que criou um programa para carros autónomos, venceu hoje o concurso para estas empresas em fase inicial na cimeira de tecnologia Web Summit, em Lisboa, divulgou o júri.

Startup inglesa que criou programa para carros autónomos vence concurso
Notícias ao Minuto

16:57 - 08/11/18 por Lusa

Economia Web Summit

O anúncio foi feito pelo júri do 'pitch' (breve apresentação de uma empresa com apenas três a cinco minutos de duração) no palco principal do evento, na Altice Arena, depois da final de hoje, entre três companhias de um total de 168 de 40 países que concorreram.

"Tenho a certeza de que todas vão ser grandes empresas e o voto não foi fácil, mas acabámos por escolher optar não seguir a escolha do público", disse o presidente do júri, o investidor Tom Stafford, anunciando assim a eleição da Wayve.

Além deste responsável, o júri era composto pelas empresárias Bedy Yang e Holly Liu.

Em sentido inverso, os participantes no evento escolheram, através da aplicação para telemóvel da Web Summit, a 'startup' LvL5 (com 46% dos votos), que também usa inteligência artificial para carros autónomos através da colocação de câmaras de vídeo.

Seguiu-se a Factmata (43%), de verificação de informação, e a Wayve (11%).

A Wayve é uma empresa de fase inicial criada por jovens da instituição inglesa de ensino superior Cambridge University, que desenvolveram um 'software' com inteligência artificial para aplicar em carros autónomos.

A Web Summit termina hoje no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), e estiveram presentes cerca de 70 mil participantes de 159 países naquela que é a terceira edição de 13 previstas em Lisboa.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Portugal e desde essa altura terá gerado um impacto económico de mais de 500 milhões euros.

Inicialmente, estava previsto que a cimeira ficasse por apenas três anos, mas em outubro deste ano foi anunciado que o evento continuará a ser realizado em Lisboa por mais 10 anos, ou seja, até 2028, mediante contrapartidas anuais de 11 milhões de euros e a expansão da FIL.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório