Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Quer poupar? Um 'desmotivador de compras' e outros simuladores que ajudam

Faça as contas e descubra onde pode poupar alguns euros no seu orçamento - e chegar ao final do mês com mais dinheiro.

Quer poupar? Um 'desmotivador de compras' e outros simuladores que ajudam
Notícias ao Minuto

15:03 - 08/11/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Carreira

Um passo importante antes de começar a poupar é conhecer ao certo o seu orçamento, as suas despesas e, principalmente, as suas receitas. Na prática, o mais importante é conhecer bem o seu salário líquido, para também regular melhor os gastos e perceber onde pode (e deve) aplicá-lo.

Ora, a clínica especializada em gestão pessoal e economia doméstica Doutor Finanças divulgou alguns simuladores que podem ajudar a gerir as suas finanças e a chegar ao final do mês com mais dinheiro - esse é o objetivo. 

O primeiro é uma calculadora de salário líquido, que pode ser utilizada por trabalhadores do setor público e privado e permite saber ao certo quanto ganha. Desse modo, "as saber o valor exacto dos seus rendimentos, já pode planear correctamente as suas finanças, por isso comece por aqui". 

Depois, há a calculadora de despesas. Depois de saber quanto ganha ao certo, é o momento de perceber quanto é que gasta. Uma das melhores formas de poupar é perceber onde se gasta maus dinheiro. "A ideia é entender onde gasta em demasia, para que possa perceber o potencial de poupança que têm à sua disposição", explica a clínica. 

O outro simulador é o desmotivador de compras, que pode ser muito útil para o "levar a pensar duas vezes antes de gastar dinheiro". Utilizando esta ferramenta, poderá saber quantas horas tem de trabalhar para pagar aquele bem ou serviço, o que na prática o pode desmotivar a comprar. O objetivo é "ajudá-lo a fazer compras mais racionais e inteligentes". 

A clínica Doutor Finanças tem outros três simuladores que podem ser particularmente úteis para o caso de pretender fazer um empréstimo ou de simular a sua reforma. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório