Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Respeito entre empresas de mobilidade e cidades é mais importante"

O vereador da Mobilidade e da Segurança da Câmara Municipal e Lisboa, destacou hoje que o respeito entre as empresas ligadas à mobilidade e os municípios chega a ser mais importante do que a regulação.

"Respeito entre empresas de mobilidade e cidades é mais importante"
Notícias ao Minuto

17:37 - 07/11/18 por Lusa

Economia Câmara Municipal

Falando na cimeira tecnológica e de inovação Web Summit, que decorre em Lisboa até quinta-feira, Miguel Gaspar considerou que é necessário "entender que tem de existir respeito" entre as cidades e as empresas que dinamizam formas de mobilidade suave.

Isto porque "as cidades são monopolistas, têm o controlo total do espaço público e da qualidade de vida que querem para os seus cidadãos".

Na opinião do vereador, "se existir respeito, é muito melhor do que regulação", uma vez que "a inovação anda mais depressa do que a regulação".

"Por isso temos de perceber que temos de conversar e respeitar as regras que cada um tem. Se fizermos isso, conseguimos inovar e melhorar o serviço e conseguimos corrigir o que está mal", acrescentou Miguel Gaspar.

No mesmo painel, denominado "Haverá uma forma ideal para regular as viagens partilhadas?", esteve também o co-fundador da Lime, empresa que dinamiza viagens em trotinete em Lisboa, Caen Contee.

A Lime começou a operar na capital portuguesa no mês passado.

Também o empresário considerou que o respeito entre empresas e municípios é um "fator-chave" para operar nas cidades.

Durante o debate, o vereador da Câmara de Lisboa defendeu também que os transportes públicos não podem ser substituídos por transportes como as bicicletas, motas e carros partilhados.

Miguel Gaspar salientou que "as cidades precisam do transporte público" para retirar carros das estradas.

"Um comboio leva mil pessoas, que são mil 'scooters', equivalente a 800 carros. Por isso, um carro partilhado não consegue substituir o transporte público", considerou, advogando porém que "o transporte público necessita destes novos modos de transporte para ser mais atrativo e uma alternativa ao automóvel privado".

O autarca defendeu então que deve ser encontrada "uma forma de juntar os produtos, para que as pessoas podem optar pela melhor opção".

Gaspar alertou, porém, que estas novas modalidades de transporte não podem competir com o transporte público, porque isso "vai desequilibrar o sistema", apontando que a solução passa por "torná-los complementares".

A edição de 2018, a terceira em Lisboa, decorre no Altice Arena e na Feira Internacional de Lisboa (FIL) até quinta-feira, com 70 mil participantes.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Portugal e desde essa altura terá gerado um impacto económico de mais de 500 milhões euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório