Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Concurso para novas composições para Metro do Porto lançado este mês

O concurso público para aquisição de 18 novas composições para a Metro do Porto deverá ser lançado até final deste mês, revelou hoje a empresa, apontando que os novos veículos serão vocacionados para linhas urbanas.

Concurso para novas composições para Metro do Porto lançado este mês
Notícias ao Minuto

15:27 - 07/11/18 por Lusa

Economia Negócio

"Estamos a fechar o caderno de encargos e vamos lançar o concurso público até ao final de novembro. Trata-se apenas de definir alguns aspetos técnicos e avançar. Já decidimos que os novos veículos de tipo metro ligeiro serão muito vocacionados para a utilização em linhas urbanas. Mas poderão, do ponto de vista prático, circular em qualquer uma das nossas linhas", afirmou, em resposta à agência Lusa, o presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Jorge Delgado.

O responsável acrescentou que, com as 18 novas composições, o Metro do Porto "vai poder corresponder ao crescimento da procura que tem vindo a registar-se".

"Vamos ter, a partir de 2022, mais 10 milhões de clientes por ano. Com os novos veículos o Metro do Porto vai poder responder, com fiabilidade, total segurança e qualidade de serviço, aos desafios que as novas linhas colocam", disse.

A compra de novas composições prende-se com o alargamento da rede, estando em marcha a criação da nova linha entre S. Bento e a Casa da Música, a chamada Linha Rosa, bem como o prolongamento da Linha Amarela (Hospital São João/Vila Nova de Gaia) entre Santo Ovídio e Vila d'Este.

Na resposta à Lusa, a Metro do Porto referiu também que "os projetos de execução destas duas extensões do sistema estão já em fase de consulta pública, devendo os concursos para as empreitadas avançar no início de 2019".

Quanto às empreitadas, estas vão decorrer entre o final de 2019 e 2022, sendo que as novas ligações vão acrescentar 5,6 quilómetros e sete estações à rede, representando um investimento global de 300 milhões de euros.

O metro opera atualmente em sete concelhos da Área Metropolitana do Porto através de uma rede de seis linhas, 67 quilómetros e 82 estações, utilizada por cerca de 60 milhões de clientes por ano, conforme dados da empresa.

A frota da Metro do Porto é atualmente constituída por 102 veículos: 72 do tipo Eurotram e 30 do tipo Tram-train.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório