Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Deco contesta cobrança pela Ryanair de 'check in' a passageiros

A eventual cobrança pela Ryanair de custos aos passageiros que hoje e quinta-feira estejam impedidos de fazer o 'check-in online' por indisponibilidade técnica da página eletrónica da companhia aérea "é ilegal", esclareceu hoje a Deco.

Deco contesta cobrança pela Ryanair de 'check in' a passageiros
Notícias ao Minuto

11:20 - 07/11/18 por Lusa

Economia Alerta

"A cobrança do 'check-in' pela Ryanair, quando não oferece alternativas ao consumidor durante o período em que o 'site' da companhia está encerrado, é ilegal", esclareceu o coordenador do departamento jurídico da associação de defesa do consumidor, Paulo Fonseca, em declarações à agência Lusa.

Em causa está o anúncio feito na segunda-feira pela companhia aérea de baixo custo de que os seus serviços de reserva e 'check-in online' estarão indisponíveis durante um período de 12 horas, entre as 17:00 de hoje e as 05:00 de quinta-feira, para uma "atualização de sistema".

No comunicado então divulgado, a Ryanair diz ter contactado na segunda-feira "todos os passageiros com viagens marcadas para quarta-feira, dia 07, e quinta-feira, dia 08 de novembro, por 'e-mail' e por SMS [mensagem de texto para o telemóvel], aconselhando-os a efetuaram o 'check-in online' para os seus voos na terça-feira, dia 06 de novembro, antes do referido encerramento".

Segundo a Deco, "na comunicação que a Ryanair enviou aos passageiros a companhia alerta para a necessidade de fazer o 'check-in online', sem concretizar a razão da urgência, e indica que o serviço estará indisponível temporariamente", sendo que "os passageiros são apenas informados de que o 'check-in' no aeroporto implica o pagamento de 55 euros".

Para a Deco, "trata-se de mais uma política inaceitável" da Ryanair, que "penaliza os passageiros, apesar de o constrangimento ser da responsabilidade da companhia".

No entender da associação, a eventual cobrança de qualquer valor pelo 'check in' -- nomeadamente os 55 euros no aeroporto - sem que sejam oferecidas alternativas ao consumidor durante o período em que o 'site' está encerrado "é ilegal", pelo que a Deco irá "denunciar a situação" junto da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

De acordo com Paulo Fonseca, "o facto de a empresa ter informado previamente os passageiros não é suficiente para evitar o incumprimento da própria transportadora".

"A situação impõe informação individualizada e o 'check-in' sem custos associados. Se tiver problemas e se lhe cobrarem pelo 'check-in', reclame junto da Ryanair e peça a nossa ajuda através da plataforma Queixas dos Transportes", remata a associação de defesa do consumidor.

[Notícia atualizada às 14h26]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório