Meteorologia

  • 17 DEZEMBRO 2018
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 10º

Edição

Preço das casas na China pode cair até 5% no próximo ano

O preço do imobiliário na China atingiu o seu valor máximo e pode cair até cinco por cento, em 2019, segundo um relatório publicado hoje pela agência de avaliação de risco Standard & Poor's (S&P).

Preço das casas na China pode cair até 5% no próximo ano
Notícias ao Minuto

06:29 - 07/11/18 por Lusa

Economia consultora

As políticas adotadas pelo Governo chinês para travar o aumento do preço das casas, que incluem tornar o crédito mais difícil ou aumentar o valor mínimo de entrada, estão a fazer efeito, apontou o analista da S&P Christopher Yip, em comunicado.

Estas medidas estão a "reverter gradualmente o aumento dos preços", sublinhou.

"Após uma atividade robusta, durante mais de dois anos, os meses de setembro e outubro, tradicionalmente fortes para o imobiliário chinês, foram de inércia", considerou o analista.

Em setembro, as vendas registaram uma queda homóloga de 0,8%, enquanto outros indicadores, como a compra de terrenos e investimentos imobiliários também entraram em terreno negativo, pela primeira vez em dois anos.

A S&P prevê ainda que o volume de transações de casas cairá entre 3% e 7%, levando a uma contração de 8% a 12% no setor.

A agência advertiu que as cidades pequenas são "muito mais vulneráveis" a uma possível desaceleração, que poderá fazer com que passem "rapidamente" de "motores de crescimento" a "travões ao crescimento".

Para os promotores imobiliários chineses, os grandes riscos são a "liquidez e refinanciamento", recordou Yip, sublinhando o "panorama de financiamento mais desfavorável em anos".

As empresas, que precisam de refinanciar dívidas próximas de vencer, procurarão vender o produto o mais rápido possível, reduzindo os preços se necessário, visando obter liquidez.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório