Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

"A guerra comercial é a coisa mais estúpida do mundo", disse Jack Ma

O presidente executivo da Alibaba comentou a disputa entre os Estados Unidos e a China e realçou que "ninguém pode parar o comércio livre".

"A guerra comercial é a coisa mais estúpida do mundo", disse Jack Ma
Notícias ao Minuto

20:32 - 06/11/18 por Fábio Nunes

Economia Declarações

Jack Ma deixou claro o que pensa da guerra comercial que opõe Washington a Pequim. Numa conferência organizada pelo governo chinês e que teve lugar em Xangai esta segunda-feira, o co-fundador e presidente executivo da Alibaba deu voz ao seu desagrado.

“A guerra comercial é a coisa mais estúpida do mundo”, sublinhou Jack Ma, que frisou que o propósito do comércio devia ser promover a paz e a comunicação em vez do conflito. O multimilionário acrescentou que a ascensão do protecionismo está a ser mal orientada. “Ninguém pode parar o comércio livre”, referiu.

As palavras de Jack Ma surgiram depois da intervenção do presidente chinês Xi Jinping, que lançou uma farpa ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump. Xi Jinping criticou uma abordagem de “o vencedor leva tudo” ao comércio internacional.

Anteriormente, Ma já tinha culpado a guerra comercial por ter deitado por terra o seu plano ambicioso de criar um milhão de novos postos de trabalho nos Estados Unidos.

“Esta promessa foi feita na base de uma cooperação amigável entre a China e os Estados Unidos e de relações comerciais bilaterais razoáveis. Mas a atual situação já destruiu esse acordo”, declarou Jack Ma à agência Xinhua.

As ações da Alibaba caíram mais de 30% desde junho, altura em que registaram um máximo histórico.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório