Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Manutenção não inclui material "obsoleto ou desadequado", esclarece a CP

Face às notícias veiculadas nos últimos dias sobre locomotivas e carruagens ao abandono na oficina da EMEF, a CP esclarece que no plano de manutenção previsto para o próximo ano não consta "material que se tornou obsoleto ou desadequado" à operação, ou cuja "recuperação e manutenção seria mais onerosa".

Manutenção não inclui material "obsoleto ou desadequado", esclarece a CP
Notícias ao Minuto

19:35 - 06/11/18 por Ana Lemos

Economia Ferrovia

O verão foi 'quente' com muitas queixas por atrasos e más condições a bordo dos comboios da CP e o outono não arrancou melhor. A CP justificou os 'percalços' com a falta de material circulante, porém, uma reportagem emitida esta segunda-feira pela SIC revelou que 20% da frota da CP está parada à espera de manutenção.

Esse material estará nas oficinas de reparação de equipamento ferroviário - EMEF – para serem reparados e postos novamente nos carris. Mas, segundo fontes citadas pela televisão de Carnaxide, estão ali há décadas.

A CP - Comboios de Portugal esclarece, em comunicado enviado às redações ao final da tarde desta terça-feira, o que se passa com esse parque de material circulante, começando por sublinhar que está "em curso", em colaboração com a EMEF,  "o desenvolvimento de planos de manutenção e reparação de material circulante, cujos efeitos se deverão fazer sentir já em 2019".

Esses planos, prossegue, "estão a ser concretizados na sequência do reforço de recursos humanos entretanto autorizado, assim como do necessário processo de formação e qualificação dos quadros contratados". Mas excluem, "obviamente, material que se tornou obsoleto ou desadequado às opções operacionais ou comerciais da empresa, ou cuja recuperação e manutenção seria mais onerosa que outras alternativas existentes".

Por isso, está prevista a aquisição "de 12 unidades bi-modo e 10 unidades elétricas" para "dar resposta às necessidades da operação da CP, em função dos objetivos anunciados no Ferrovia 2020, ao nível do calendário de intervenções na infraestrutura, nomeadamente a eletrificação de linhas".

Além disso, e "até à chegada do novo material circulante", a CP "vai reforçar o parque de material alugado à Renfe, estando prevista a chegada de quatro novas unidades diesel também em 2019".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório