O Governo vai apresentar o Fundo para a Inovação Social (FIS), no valor de 55 milhões de euros, na quarta-feira, durante a conferência tecnológica Web Summit. Este montante destina-se ao financiamento de startups e outras entidades que desenvolvam projetos de empreendedorismo que "gerem fluxos financeiros positivos".
A apresentação pública ficará a cargo da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e o Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, segundo um comunicado divulgado pelo Governo.
"Trata-se de um fundo com duas vertentes. Uma de crédito, que será mobilizada através da prestação de garantias; e outra de capital, destinada a coinvestimento com financiadores privados no capital de startups que desenvolvam produtos ou serviços de impacto social", pode ler-se na informação divulgada pelo Governo.
O FIS é um instrumento financeiro integrado na iniciativa Portugal Inovação Social, o primeiro do género criado com verbas do Fundo Social Europeu.