Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Vai comprar online? Tome nota dos cuidados a ter

Há várias vantagens em fazer compras online, mas também deve ter em mente alguns cuidados.

Vai comprar online? Tome nota dos cuidados a ter
Notícias ao Minuto

14:11 - 05/11/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Segurança

Apesar das vantagens de comprar online, é necessário que os clientes tenham especial atenção ao fazer transações, para evitarem ser vítimas de roubo ou fraude. 

Há algumas dicas que podem ser preciosas para realizar compras online com sucesso, segundo o portal de comparação de produtos de crédito e de telecomunicações ComparaJá.pt

  • Analise o site antes de fazer as compras - "Deverá, então, dar primazia a websites com o HTTPs no url, o que significa que os seus dados são encriptados e, como tal, as suas compras online são mais seguras. Além disso, caso entre num website e lhe for apresentada uma mensagem a informar que a sua ligação não é segura, o melhor será optar por outra loja virtual para efetuar as suas compras online. Esta mensagem demonstra que o website em questão não tem um certificado de segurança (SSL) reconhecido."
  • Prefira comprar através das plataformas mais conhecidas  - "Existem diversas plataformas bem conhecidas pelos portugueses para efetuar compras online". O ComparaJá.pt destaca o OLX, o KuantoKusta, o Standvirtual, o Coisas, a La Redoute e o Wook. 
  • Mais segurança com o 3D Secure - "O serviço 3D Secure é gratuito e dá maior segurança às suas compras online. Em resumo, é-lhe enviado um código numérico, a cada compra realizada, por SMS para o telemóvel do titular do cartão de crédito."
  • Vantagens do cartão de crédito - "Para além da possibilidade de ter diversos seguros, incluindo o de proteção contra roubo e fraude com o cartão, é importante saber que estes produtos financeiros têm imensos benefícios que poderá aproveitar durante as suas compras online. Por exemplo, poderá ter um cartão de crédito que acumula milhas aéreas ou pontos, um que oferece descontos em parceiros ou um que lhe dê, de retorno, uma percentagem do valor gasto através do cashback."
  • Outros métodos de pagamento - Há alguns métodos de pagamento disponíveis para a realização de pagamentos online. A plataforma destaca o pagamento por transferência bancária, o envio à cobrança, o cartão pré-pago, o PayPal, o PaySafeCard e o MB Net e o MB Way. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório