Portugal tem estratégia orçamental "acertada" e com "sucesso"

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, defendeu hoje, em Lisboa, que Portugal tem uma estratégia orçamental com "elevado sucesso" ao nível da implementação e que "já provou" ser acertada.

Notícia

© Filipa Bernardo / Global Imagens

Lusa
02/11/2018 17:42 ‧ 02/11/2018 por Lusa

Economia

Pedro Marques

"Este ano tenho, talvez um bocadinho, a vida facilitada. Este é o quarto e último orçamento desta legislatura e, neste sentido, falamos de uma estratégia orçamental que tem conhecido elevado sucesso na sua implementação [...]. Parece que esta estratégia global de política orçamental já provou ser acertada", disse Pedro Marques, durante a sua intervenção na conferência anual da Ordem dos Economistas.

O governante revelou ainda que o investimento na administração central cresceu, até setembro, cerca de 30%, sublinhando que o Orçamento de Estado para 2019 (OE 2019) inscreve "no investimento como um todo, um crescimento de mais de 20%, acrescentando umas largas centenas de milhões de euros ao investimento nas infraestruturas críticas para a competitividade e coesão".

Em 2019, o Governo quer assim, através do programa Ferrovia 2020, continuar a modernizar a rede ferroviária nacional.

"Estamos no terreno com obras nos principais corredores ferroviários", indicou.

Nos corredores internacionais norte e sul, os investimentos vão incidir na ligação internacional através da linha do Minho.

"Vamos continuar a ter obras de modernização da linha da Beira Alta para que os comboios de 750 metros possam percorrer a linha [...], permitindo que portos, como o de Leixões, possam ter um corredor de exportações para o resto da Península Ibérica, mas também depois a caminho de França e Alemanha", sublinhou.

Pedro Marques referiu também que vão ser construídos 100 quilómetros (km) de linha férrea entre Évora e Elvas, bem como vai avançar a recolocação da linha entre a Covilhã e a Guarda.

Por sua vez, no que se refere a rede rodoviária, vão arrancar as obras de manutenção e requalificação da Ponte 25 de Abril e do IP3 e vai ser concluído um troço junto à fronteira com Espanha.

Já no setor aeroportuário, vão continuar os investimentos com a expansão do aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) e "terão início os investimentos de expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa", através do Montijo.

Trata-se de um "quadro de confiança na economia portuguesa, confiança numa estratégia orçamental, confiança também nas grandes opções de investimento público, que temos vindo a executar e que vamos continuar ao longo do próximo ano, e de começarmos a perspetivar as opções estratégicas para o país ao longo da próxima década", vincou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas