Meteorologia

  • 19 ABRIL 2019
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 14º

Edição

Angola e Congo criam comissão para analisar exploração de petróleo

Angola e a República Democrática do Congo (RDC) criaram uma comissão de peritos, para reunir em Luanda, capital angolana, "o mais cedo possível", para analisar e propor soluções adequadas à exploração marítima e prospeção de petróleo.

Angola e Congo criam comissão para analisar exploração de petróleo
Notícias ao Minuto

16:30 - 01/11/18 por Lusa

Economia Decisão

A decisão foi tomada durante um encontro, quarta-feira, em Kinshasa, capital da RD Congo, entre o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola, Diamantino de Azevedo, e dos Hidrocarbonetos da RD Congo, Aimé Lusa-Diese.

Segundo um comunicado do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola, o encontro serviu para análise da problemática do uso recíproco das águas territoriais dos dois países, em questões de pesquisas sísmicas, exploração e produção de hidrocarbonetos na zona marítima de interesse comum de ambos os Estados.

As delegações, que saudaram a excelência das relações entre os dois países em matéria de gestão dos recursos comuns, em hidrocarbonetos, decidiram ainda criar um grupo de trabalho para examinar a questão da exploração e produção de hidrocarbonetos ao longo da zona marítima de interesse comum, para "dissipar mal-entendidos do passado", relativamente a este assunto.

Outro assunto que mereceu igualmente análise foi o tráfico de derivados de petróleo na fronteira comum entre os dois países, tendo as partes chegado a conclusão da necessidade da criação de uma comissão interministerial alargada aos especialistas de ministérios afins, com a finalidade de propor um mecanismo de regulação.

As autoridades angolanas impedem quase que diariamente a saída ilegal de quantidades elevadas de combustíveis para a RD Congo, por via terrestre ou marítima.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório