Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

IP diz que adesão é de 13,5%, Fectrans diz que foi superior a 80%

A IP-Infraestruturas de Portugal informou que a adesão dos trabalhadores à greve, até às 16:00, foi de 13,5%, enquanto a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) garantiu que mais de 80% paralisaram.

IP diz que adesão é de 13,5%, Fectrans diz que foi superior a 80%
Notícias ao Minuto

18:23 - 31/10/18 por Lusa

Economia Paralisação

"A Infraestruturas de Portugal informa que às 16:00, o nível de adesão à greve dos trabalhadores do Grupo IP, onde se inclui as empresas participadas, é de 13,5%", informou fonte oficial da empresa à agência Lusa.

Já a informação divulgada pela Fectrans foi de que a greve da IP-Infraestruturas de Portugal, da IP-Telecom, da IP-Engenharia e da IP-Património teve "ao longo do dia uma adesão superior a 80%".

"Esta adesão está a provocar a paralisação da atividade destas empresas, quer na área da gestão das infraestruturas ferroviárias, que na da gestão de infraestruturas rodoviárias", lê-se.

A Fectrans indicou que as gestões regionais da rodovia, em vários distritos (Braga, Viana, Vila Real, Bragança, Faro, Santarém, Portalegre e Leiria entre outras) "estão encerradas ao público, devido a adesões superiores a 80%, assim como estão encerrados serviços de manutenção nos locais atrás referidos".

"Na gestão das infraestruturas ferroviárias a adesão também é bastante elevada, o que está a provocar a supressão da maioria da circulação ferroviária e a provocar perturbações no transporte de passageiros da CP e Fertagus e no transporte de mercadorias", segundo a federação.

Esta adesão é sinal, segundo a federação, de que os trabalhadores avaliaram como "insuficiente a última proposta do governo/administração que, para a generalidade dos trabalhadores se traduz num acréscimo de 0,54 euros no subsídio de refeição e mais 0,5% no subsídio de escala (para uma parte dos trabalhadores) a partir de 1 de Janeiro de 2019, sem que haja qualquer valorização das tabelas salariais".

Na terça-feira, acrescenta, haverá reunião das organizações de trabalhadores, em Lisboa, para avaliar a greve e "preparar a resposta ao último documento entregue pelo governo/administração da IP".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório