Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Entrega de candidaturas à Associação Mutualista Montepio termina hoje

O prazo para as candidaturas para a Associação Mutualista Montepio termina hoje contando com duas listas, uma liderada por Fernando Ribeiro Mendes e outra por António Godinho, opositores do atual líder, Tomás Correia, que continua sem confirmar se avançará.

Entrega de candidaturas à Associação Mutualista Montepio termina hoje
Notícias ao Minuto

06:34 - 31/10/18 por Lusa

Economia Prazos

As eleições dos órgãos sociais para o triénio 2019/2022 estão marcadas para 7 de dezembro.

Na corrida às eleições da Associação Mutualista Montepio estão o administrador Fernando Ribeiro Mendes e o empresário António Godinho. O atual presidente, Tomás Correia, não rejeita candidatar-se, mas ainda não avançou oficialmente.

Em entrevista à agência Lusa, na semana passada, Tomás Correia disse que "gostava de ter uma pessoa da geração anterior [...] que assumisse as rédeas do Montepio, imbuída nos seus valores, que não renegasse a sua história e que tivesse condições para acrescentar mais património ao grande património que esta casa tem".

O presidente da Associação Mutualista desde 2008 e que, até 2015, acumulou com a presidência do banco Caixa Económica Montepio Geral, admitiu avançar para um novo mandato "no limite", se não encontrar alguém mais jovem para o substituir.

O candidato Fernando Ribeiro Mendes conta com uma "lista paritária ao Conselho de Administração da Mutualidade, sendo acompanhado por Miguel Coelho, atual administrador e quadro do Montepio, pelo gestor Pedro Corte Real, por Nazaré Barroso, vogal do Conselho da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, e por Ana Cristina Albuquerque, presidente da Inovar Autismo - Associação de Cidadania e Inclusão", segundo um comunicado.

A candidatura de Ribeiro Mendes adianta que a "lista ao Conselho Geral tem como primeiro nome João Costa Pinto, economista e ex-vice-Governador do Banco de Portugal. Já a lista para a mesa da assembleia-geral apresenta João Proença, sindicalista e ex-secretário geral da UGT como candidato. João Carvalho das Neves, ROC, professor universitário e gestor é o primeiro para o Conselho Fiscal".

Por sua vez, António Godinho lidera uma nova candidatura às eleições da Associação Mutualista Montepio, numa lista que conta com Eugénio Rosa, Pinto Ramalho e Alípio Dias.

"António Godinho é candidato a presidente do Conselho de Administração. A lista integra elementos e apoios de todas as listas que há três anos concorreram contra a lista apoiada pelos atuais dirigentes, em que recolheram, em conjunto, mais de 40% dos votos", lê-se no comunicado da lista candidata.

Sob o lema "Juntos pelo Montepio. Recuperar a Confiança", a lista conta com o general Pinto Ramalho, candidato a presidente da mesa da assembleia-geral, o economista Eugénio Rosa, candidato a presidente do Conselho Fiscal, e Alípio Dias, o primeiro candidato ao conselho-geral.

O antigo ministro Bagão Félix é apresentado como o primeiro subscritor da lista de António Godinho e proposto como parte da futura comissão de vencimentos da associação a ser criada caso a lista seja eleita.

Em 1 de outubro foram abertas as candidaturas à Associação Mutualista Montepio para os próximos três anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório