Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

CGTP quer nova estratégia da Autoridade para as Condições do Trabalho

A CGTP reivindicou hoje junto da inspetora-geral do Trabalho uma nova estratégia de intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) junto das empresas, para serem assegurados os direitos individuais e coletivos dos trabalhadores.

CGTP quer nova estratégia da Autoridade para as Condições do Trabalho
Notícias ao Minuto

17:28 - 30/10/18 por Lusa

Economia Reivindicação

"A ACT deve atuar para salvaguardar os direitos individuais e coletivos dos trabalhadores, que, no fundo, são uma parte dos direitos, liberdades e garantias previstos na Constituição da República, e tem de ter uma estratégia de intervenção nesse sentido", disse à agência Lusa o secretário-geral da Intersindical, Arménio Carlos, no final de um encontro com a inspetora-geral do Trabalho, Luísa Guimarães.

A reunião foi pedida pela central sindical para alertar a responsável da ACT para o desrespeito por parte de algumas empresas pelos direitos dos trabalhadores nos locais de trabalho e pelos direitos sindicais.

"É necessária uma intervenção mais ativa e incisiva da ACT para fazer cumprir os direitos sindicais nas empresas, pois é cada vez mais difícil entrar em certas empresas para contactar com os trabalhadores, que têm dificuldade em efetivar os seus direitos", disse Arménio Carlos.

O combate à precariedade laboral foi outro dos temas abordados pela CGTP, que defendeu que a ACT deveria coordenar-se com a Segurança Social para mais facilmente detetar empresas que violam a lei nesta área.

Segundo Arménio Carlos, a Inter alertou ainda para "a frequente violação dos direitos de parentalidade e do direito à greve".

"No fundo o que é importante é que a ACT assuma o princípio para o qual foi criada, a defesa dos direitos dos trabalhadores, pois são eles que requerem a sua intervenção", concluiu o sindicalista.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório