Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Lucros da Galp disparam 35% para 212 milhões no 3.º trimestre

A melhoria dos resultados ficou a dever-se ao aumento da produção.

Lucros da Galp disparam 35% para 212 milhões no 3.º trimestre
Notícias ao Minuto

07:11 - 29/10/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Relatório

O lucro líquido RCA da Galp Energia disparou 35% para 212 milhões de euros no terceiro trimestre do ano, anunciou a petrolífera em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), antes da abertura do mercado desta segunda-feira. Estes números são ajustados para corrigir os efeitos de stock e eventos não-recorrentes (RCA).

No mesmo período do ano anterior, a petrolífera tinha registado lucros na ordem dos 156 milhões de euros. Esta melhoria ficou a dever-se ao aumento da produção, bem como da subida dos preços de venda de petróleo e gás natura. 

Já os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, ou EBITDA, aumentaram 38% para 642 milhões de euros também no 3.º trimestre.

Por outro lado, se considerarmos os primeiros nove meses do ano, a Galp Energia registou um crescimento de 54% dos lucros para 598 milhões de euros, mais uma vez impulsionado pelo segmento Exploração & Produção.

Ao nível do investimento, a petrolífera adianta que o montante total no 3.º trimestre ascendeu aos 234 milhões de euros, sendo que 81% desse valor destinou-se ao segmento de Exploração & Produção. Nos primeiros nove meses do ano, o investimento ascendeu aos 597 milhões. 

No comunicado enviado ao regulador de mercado, a petrolífera adianta ainda que "considerando o desempenho durante os primeiros nove meses do ano", prevê que o EBITDA de 2018 atinja os 2,3 mil milhões de euros. 

Recorde-se que na semana passada, a Galp anunciou o início do funcionamento da oitava unidade de produção de petróleo & gás instalada nos projetos Lula/Iracema, no pré-sal da bacia de Santos, no Brasil, com capacidade diária de 150 mil barris de petróleo.

Em meados deste mês, a petrolífera anunciou que a produção 'net entitlement' de petróleo - após o pagamento de impostos em espécie aos países em que produz e que revertem integralmente para os resultados da Galp - subiu 11% para uma média de 102,3 mil barris de petróleo por dia.

[Notícia atualizada com mais informação às 07h42]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório