Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Estudo académico denuncia abusos salariais de estrangeiros na Austrália

Os responsáveis por um estudo académico acusaram hoje a Austrália de tolerar uma "cultura de impunidade" nos pagamentos salariais a trabalhadores temporários estrangeiros, que não se queixam dos abusos por medo de represálias.

Estudo académico denuncia abusos salariais de estrangeiros na Austrália
Notícias ao Minuto

06:25 - 29/10/18 por Lusa

Economia temporários

"Empregadores sem escrúpulos continuam a explorar os trabalhadores imigrantes porque eles não reclamam", afirmou Bassina Farbenblum, estudante da Universidade de New South Wales, que investigou o caso com Laurie Berg, da Universidade Tecnológica de Sydney.

Segundo o estudo, intitulado 'Silent Wage Theft' e sustentado com entrevistas a 4.300 trabalhadores temporários estrangeiros de 107 países, a Austrália é palco de uma grande "subclasse silenciosa" de trabalhadores imigrantes mal pagos.

"Para a maioria dos imigrantes é lógico permanecer em silêncio, o esforço e o risco de tomar uma ação não vale a pena, dadas as baixas possibilidades dos seus salários serem recuperados", denunciou Laurie Berg.

Os trabalhadores imigrantes representam 11% do mercado de trabalho na Austrália e, de acordo com o estudo, um em cada três estudantes internacionais ganha metade do salário mínimo legal, que é de 18,93 dólares australianos por hora (11,80 euros).

O estudo indica que 54% estão abertos para reivindicar os abusos salariais, mas as barreiras mais comuns são a falta de conhecimentos (42%), o esforço envolvido (35%), o medo das consequências da imigração (25%) e o medo de perder o emprego (22%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório