Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Orçamento de Gaia para 2019 inclui "rubrica de futuro"

A Câmara de Vila Nova de Gaia vai incluir no orçamento para o próximo ano uma alínea nova com 1,5 milhões de euros à qual chamará "rubrica de futuro", estando em estudo aplicá-la na área da deficiência.

Orçamento de Gaia para 2019 inclui "rubrica de futuro"
Notícias ao Minuto

17:04 - 28/10/18 por Lusa

Economia Autarquia

Em causa uma rubrica que contém, de acordo com o presidente da autarquia, "exatamente o valor que em média nos últimos quatro anos a Câmara Municipal pagou de juros de moda".

"Procuramos perpetuar nesta rubrica o peso que significam os juros de mora. Lembrar quanto custa pagar juros, recursos que libertados podem ser usados para investimento", disse Eduardo Vítor Rodrigues que na sexta-feira apresentou o orçamento para 2019 à imprensa, proposta que vai a discussão e votação segunda-feira em reunião camarária.

O autarca avançou que este 1,5 milhões destinam-se a investimento e que a área na qual será investida a verba será discutida com os vários parceiros concelhios.

"Posso adiantar que está em estudo utilizar a 'rubrica de futuro' no ano de arranque desta ideia na área da deficiência. Ainda falta acertar e decidir, mas é uma hipótese muito forte", disse o presidente da autarquia.

Já em declarações à agência Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues adiantou que está projeto arrancar em 2019 com projetos para a construção de dois Centros de Atividades Operacionais (CAO) um em Avintes e outro em Canidelo.

Quanto ao projeto para Avintes, o autarca avançou que ficará instalado na antiga escola do Magarão, espaço que será adaptado para poder acolher cerca de meia centena de utentes.

Este será um CAO municipal, somando-se uma parceria com a Cooperativa Árvore.

Quanto ao espaço de Canidelo, Eduardo Vítor Rodrigues remete pormenores para depois de desenhado o projeto, uma vez que o CAO será construído de raiz.

O orçamento para Vila Nova de Gaia em 2019 ronda os 178 milhões de euros, cerca de mais 10 milhões face ao deste ano.

"É o primeiro orçamento no verde. Trazemos um orçamento de maior qualidade no que diz respeito ao investimento", sublinhou Eduardo Vítor Rodrigues.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório