Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Banco central angolano fez 57 ações para prevenir crimes económicos

O Banco Nacional de Angola (BNA) realizou 57 ações de supervisão para prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo em todo o ano de 2017, segundo o relatório de contas do regulador da banca angolana.

Banco central angolano fez 57 ações para prevenir crimes económicos
Notícias ao Minuto

09:27 - 27/10/18 por Lusa

Economia Supervisor

De acordo com o documento, divulgado esta semana, as ações de supervisão a instituições financeiras bancárias e não bancárias, incidiram maioritariamente sobre "clientes e transações de alto risco".

No balanço do ano, o BNA assinalou a subida geral no número de inspeções, que se dividem em duas categorias: "on-site" e "off-site".

As inspeções "on-site" são caracterizadas "pela presença de inspetores do BNA nas sedes e agências das instituições financeiras", podem realizar-se através de forma credenciada ou através de "cliente mistério" - processo em que o inspetor se faz passar por um consumidor comum.

Estas inspeções têm como objetivo analisar os preçários, reclamações, proteções do consumidor, publicidade e a avaliação da conformidade da remuneração dos depósitos a prazo, do cumprimento Orçamento Geral do Estado, entre outros.

Durante o exercício relatado no documento, foram realizadas 267 ações de inspeção credenciadas, um aumento de 247% face às 77 do período homólogo de 2016, e 235 inspeções do tipo "cliente mistério".

Já as inspeções "off-site" pretendem avaliar o cumprimento das regras de conduta, de deveres gerais de informação e dos normativos legais e regulamentares em vigor.

Em 2017, o BNA conduziu 254 ações de inspeção "off-site" a 27 instituições financeiras, um aumento de 10,92% face às 229 de 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório