Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

EDP quer arrecadar 140 milhões com venda de centrais mini-hídricas

A empresa EDP - Energias de Portugal anunciou ao mercado a venda de oito centrais mini-hídricas no estado do Espírito Santo, no Brasil, negócio com o qual espera arrecadar 591 milhões de reais (140 milhões de euros).

EDP quer arrecadar 140 milhões com venda de centrais mini-hídricas
Notícias ao Minuto

06:10 - 26/10/18 por Lusa

Economia Brasil

Em comunicado enviado na quinta-feira à noite à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em Portugal, a elétrica indica que a EDP Brasil, que é participada em 51% pela EDP, "assinou um contrato de compra e venda de ações com a Statkraft Energias Renováveis", prevendo a alienação da EDP Pequenas Centrais Hidroelétricas e da Santa Fé Energia, que detêm, respetivamente, sete e uma central mini-hídrica.

"As oito centrais mini-hídricas em questão situam-se no Estado do Espírito Santo e totalizam 131,9 MW [megawatt] de capacidade instalada e 68,8 MW médios de garantia física, com prazo final de concessão entre 2025 e 2031", refere a nota ao mercado.

Com o negócio, a EDP espera um encaixe de 591 milhões de reais (140 milhões de euros), valor que resulta da diferença entre os 704 milhões de reais (167 milhões de euros) da transação e de 113 milhões de reais (26,7 milhões de euros) em dívida líquida estimada.

Para ser concretizado, falta o aval da autoridade da concorrência brasileira, assim como do Conselho Administrativo de Defesa Económica e do regulador, a Agência Nacional de Energia Elétrica, ambos também do Brasil.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório