Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mercado livre de gás natural cresce 4,8% em setembro

O mercado livre de gás natural cresceu 4,8% em setembro para 1,18 milhões de clientes, em comparação com o período homólogo, anunciou hoje a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Mercado livre de gás natural cresce 4,8% em setembro
Notícias ao Minuto

17:52 - 25/10/18 por Lusa

Economia ERSE

"Nesta análise ao mercado convencional de gás natural salienta-se o facto de, no final de setembro e em termos absolutos, o número de clientes em atividade no mercado liberalizado ascendeu a cerca de 1.182 mil clientes", lê-se no boletim do mercado liberalizado de gás.

De acordo com o documento, o número de clientes no mercado livre subiu cerca de 4,8% em setembro, face ao mesmo mês do ano anterior, sendo cerca de 0,4% superior ao registado em agosto de 2018.

"Após um período de aceleração das migrações para o regime de mercado, desde março de 2015 que o crescimento do número de clientes no ML [mercado liberalizado] registou uma taxa média mensal de aproximadamente 0,4%", indicou a ERSE.

Segundo o regulador energético, os indicadores de mercado demonstram, em termos de número de clientes, uma "ligeira diminuição da concentração de mercado" em setembro e uma subida em termos de consumo.

"Um dado evolutivo de grande significância para o mercado liberalizado tem sido a evolução da penetração do ML nos diferentes segmentos de clientes. No caso dos consumidores industriais esse valor cifra-se, relativamente ao consumo, em aproximadamente 96% em setembro de 2018 e, nos consumidores PME e residenciais, cerca de 74% e 82%, respetivamente", indicou.

Desta forma, a margem de crescimento do mercado liberalizado "encontra-se resumida ao conjunto de clientes de menores consumos individuais no segmento industrial e aos consumos do segmento de PME [pequenas e médias empresas] e residenciais que ainda se encontram nos CURr [fornecedor dos consumidores que ainda estão no mercado regulado]".

"No final de setembro, 664 clientes dos segmentos não pertencentes a PME e residenciais (com consumo anual superior a 10.000 m3 de gás natural) ainda não haviam escolhido um comercializador em regime de mercado. Os clientes que pertencem ao segmento industrial que ainda se encontram nos CURr representaram, em setembro, cerca de 14% do número de clientes e cerca de 4% do consumo desse segmento", apontou o regulador.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório