Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

ISEG prevê que economia cresça 2,3% em termos homólogos no 3.º trimestre

O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) estima que a economia portuguesa tenha crescido 2,3% no terceiro trimestre, em termos homólogos, e 0,5% em cadeia, mantendo o ritmo do trimestre anterior.

ISEG prevê que economia cresça 2,3% em termos homólogos no 3.º trimestre
Notícias ao Minuto

14:26 - 25/10/18 por Lusa

Economia Estimativa

"A informação relativa ao terceiro trimestre torna bastante provável que o crescimento homólogo do PIB [Produto Interno Bruto] no terceiro trimestre se tenha mantido próximo do verificado no segundo trimestre, estimando-se um crescimento de 2,3% (0,5% em relação ao trimestre anterior)", sustenta o ISEG na sua síntese de conjuntura de outubro.

Para a totalidade do ano 2018, o ISEG diz continuar "a manter-se a previsão do crescimento no intervalo de 2,2% a 2,5%".

De acordo com a nota hoje divulgada, "durante o terceiro trimestre os níveis de confiança, sem subir, mantiveram-se elevados nos setores empresariais, mas desceram entre os consumidores". Já "os indicadores quantitativos, até agosto, indiciam desaceleração".

"Com a informação disponível, em termos dos grandes agregados da procura admitimos que o terceiro trimestre se tenha caracterizado por um crescimento homólogo com ligeira desaceleração da procura interna, tanto no consumo privado quanto na Formação Bruta de Capital Fixo", refere o ISEG.

"Contudo -- ressalva o instituto - continua a ser possível que, em volume, o saldo da procura externa líquida possa ter melhorado em relação ao do trimestre homólogo, [...] apesar de um saldo externo nominal mais baixo devido à subida do preço do petróleo bruto".

No segundo trimestre de 2018, a economia portuguesa tinha acelerado para um crescimento homólogo de 2,3% (2,1% no primeiro trimestre) face ao mesmo período do ano anterior e de 0,5% em cadeia, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório