Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Preço de casas no centro histórico de Lisboa inalterado no 1.º semestre

Os preços das casas no centro histórico de Lisboa mantiveram-se inalterados no primeiro semestre deste ano, face ao semestre anterior, registando uma variação residual de apenas 0,1%, segundo dados da Confidencial Imobiliário (CI), hoje divulgados.

Preço de casas no centro histórico de Lisboa inalterado no 1.º semestre
Notícias ao Minuto

12:31 - 25/10/18 por Lusa

Economia 2018

De acordo com o Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa (IPCHL), que integra as freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente, apesar de a variação ser residual, os preços das casas nesta área atingiram já máximos de 10 anos e estão 68% acima do patamar de 2008, ano base do índice.

"Face ao ponto mínimo de mercado, registado no primeiro semestre de 2013, os preços mais do que duplicaram (+106%)", revelou a Confidencial Imobiliário, com base nos dados do índice.

A valorização semestral deste ano representa uma desaceleração face aos 5,9% de subida observados no semestre anterior, sendo a segunda contração consecutiva deste indicador.

Já no segundo semestre de 2017, a tendência tinha sido de acentuado abrandamento, com a taxa de variação semestral então registada a cair para menos de metade (em cerca de 8,5 pontos percentuais) face aos 14,4% observados na primeira metade desse ano.

"Este abrandamento dos dois últimos semestres faz com que a taxa de variação homóloga se tenha reduzido de forma visível, terminando o primeiro semestre de 2018 nos 6,0%, após ter atingido os 21,1% no semestre anterior", salientou a empresa.

Para o diretor da CI, Ricardo Guimarães, o investimento, a reabilitação - com o crescimento do número de projetos de uso turístico, de comércio e de habitação "direcionada para uma gama alta de mercado" - e o crescimento da procura internacional contribuíram para esta valorização, que se fez sentir no centro histórico em primeiro lugar, mas que depois começou a contagiar outras zonas da cidade.

"A intensidade dessa dinâmica e o nível de preços entretanto atingido no centro deixavam antecipar que o ritmo de valorizações fosse progressivamente suavizar. No contexto da cidade, esta deverá também ser a tendência, embora um pouco desfasado no tempo face ao centro", salientou.

Segundo a CI, o Índice de Preços Residenciais (IPR) para o concelho de Lisboa apresentou uma trajetória de crescimento desde meados de 2013, com intensificação da subida desde o final de 2015, resultando em valorizações homólogas acima dos 20% há nove trimestres consecutivos.

"No segundo trimestre de 2018, os preços residenciais em Lisboa subiram 4,9% em termos trimestrais e 21,5% em termos homólogos, estando atualmente 58% acima de 2007, nível pré-crise, e mais que duplicando de valor face ao 2013", acrescentou a CI.

A Confidencial Imobiliário é uma empresa independente, especializada na produção e difusão de indicadores de análise do mercado imobiliário, detendo índices e bases de dados sobre investimento e sobre os mercados de compra e venda e de arrendamento de fogos, com detalhe à freguesia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório