Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

DGO divulga hoje síntese de execução orçamental até setembro

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental em contas públicas até setembro, sendo que o Governo pretende reduzir o défice para 0,7% do PIB em contabilidade nacional em 2018.

DGO divulga hoje síntese de execução orçamental até setembro
Notícias ao Minuto

06:13 - 25/10/18 por Lusa

Economia OE2018

De acordo com o último relatório da DGO, o défice orçamental em contas públicas totalizou 576 milhões de euros até agosto, uma melhoria de 1,4 mil milhões face ao período homólogo.

A evolução do saldo deveu-se a um crescimento da receita de 5,1%, superior ao aumento da despesa, que foi de 2,2% até agosto.

O défice em contas públicas "não inclui a despesa de 913 milhões de euros, que apenas é considerada para o défice orçamental em contas nacionais, com a injeção de 792 milhões no capital do Novo Banco e o pagamento de 121 milhões de euros aos lesados do BES pelo fundo de recuperação de créditos", explicou na altura o Ministério das Finanças.

Os números divulgados pela DGO são apresentados em contabilidade pública, ou seja, têm em conta o registo da entrada e saída de fluxos de caixa.

Já a meta do défice é apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em contas nacionais, a ótica dos compromissos, que é a que conta para Bruxelas.

De acordo com o INE, o défice orçamental foi de 1.864,7 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a 1,9% do Produto Interno (PIB), incluindo o aumento de capital do Novo Banco.

O Governo inscreveu uma meta de défice de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2018.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório