Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

FocusEconomics prevê crescimento de 1,8% da economia portuguesa em 2019

A consultora britânica FocusEconomics prevê para o ano um crescimento de 1,8% da economia portuguesa, uma descida de 0,1 pontos percentuais face às previsões do mês passado.

FocusEconomics prevê crescimento de 1,8% da economia portuguesa em 2019
Notícias ao Minuto

18:48 - 24/10/18 por Lusa

Economia Consultora britânica

"O painel da FocusEconomics espera que a economia cresça 1,8% em 2019, o que representa uma descida de 0,1 pontos percentuais face à previsão do mês passado, e 1,7% em 2020", avançou a consultora no seu site.

A consultora prevê um aumento de 2,2% este ano para o Produto Interno Bruto (PIB) e de 1,9% em 2019.

O Banco de Portugal espera 2,3% para 2018.

Assim, segundo os dados da FocusEconomics, a economia portuguesa deve "perder força no próximo ano, devido uma expansão mais fraca do consumo privado, ao mesmo tempo que as pressões inflacionárias aumentam e o crescimento do investimento fixo se reduz, tendo em conta condições menos favoráveis para o financiamento, devido ao aperto da política monetária do Banco Central Europeu (BCE)".

A consultora garantiu ainda que "enquanto as exportações devem desacelerar, o turismo deverá sustentar o crescimento".

A FocusEconmics deu conta ainda de uma desaceleração nas vendas do retalho e uma contração no sector industrial no terceiro trimestre deste ano. "Além disso, a confiança do consumidor ficou em território negativo em setembro, sinalizando um consumo privado pessimista", referiu a consultora.

Segundo a empresa, o Orçamento do Estado tem como objetivo um défice de 0,2% "o mais pequeno na história democrática do país".

A FocusEconomics divulgou ainda um relatório sobre a situação da economia mundial e da Zona Euro. Neste último caso, a consultora aponta para um crescimento que se deve manter "sólido", apesar de alguma desaceleração.

"O aumento do protecionismo mundial e uma política interna turbulenta continuam a ser os principais riscos nas previsões do bloco", adiantou a entidade.

O painel da FocusEconomics estima um crescimento de 1,8% em 2019 e de 1,6% em 2020 para o bloco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório