Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Procura emprego? Tome nota destas dicas para 'brilhar' numa entrevista

O segredo para ser bem-sucedido ao candidatar-se a uma oferta de emprego pode estar na entrevista.

Procura emprego? Tome nota destas dicas para 'brilhar' numa entrevista
Notícias ao Minuto

12:15 - 24/10/18 por Notícias Ao Minuto

Economia Adecco

A entrevista de emprego é um ponto essencial em qualquer processo de recrutamento. Por isso, a Adecco divulgou 10 dicas para que a sua entrevista de emprego seja um sucesso.

"Lembre-se que é também a sua oportunidade de descobrir mais sobre o que o trabalho envolve e a equipa com a qual trabalhará, para que possa decidir se seria a mudança de carreira certa para si", revela a Adecco num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Eis as 10 dicas: 

1 - Reveja o seu CV: O seu currículo destacou-o entre os candidatos, levando-o à entrevista. Então, reveja-o bem para estar preparado para falar sobre todos os aspetos da sua carreira, formação e interesses pessoais.

2 - Pesquise a empresa: Quanto mais souber sobre o seu potencial empregador, maiores serão as hipóteses de conseguir o emprego. Conheça a história da empresa, os principais concorrentes, o seu papel na comunidade, os objetivos e valores organizacionais.

3 - Mostre que pode agregar valor: Na entrevista precisa de demonstrar o que pode trazer para a empresa, com o intuito de contribuir para agregar valor. Use exemplos de STAR (situação, tarefa, ação, resultado) para ilustrar as suas conquistas anteriores e explicar como a sua experiência pode beneficiar a organização.  

4 - Prepare respostas para perguntas baseadas em competências: Possivelmente, terá de demonstrar as suas competências com exemplos detalhados de como reagiu em determinadas situações. 

5 - Conheça seus pontos fortes: Entrevistas baseadas em pontos fortes têm como finalidade descobrir 'insights' genuínos sobre as aptidões inatas dos candidatos. As perguntas numa entrevista deste género são abrangentes, uma vez que se destinam a avaliar os seus atributos pessoais. Os entrevistadores querem descobrir certos comportamentos, como a sua capacidade de trabalhar com os outros ou de resolver problemas.  

6 - Prepare-se para fazer perguntas: Vão perguntar-lhe no final de uma entrevista se tem alguma dúvida. Esta é uma grande oportunidade para impressionar e, além disso, descobrir mais sobre a empresa. Portanto, é essencial que prepare perguntas perspicazes que mostrem ao recrutador que fez o trabalho de casa. Evite fazer questões que repitam o que já foi abordado durante a entrevista. Bons tópicos a serem explorados incluem a visão e os valores da empresa, as oportunidades de formação e desenvolvimento existentes e a história do entrevistador com a empresa.  

7 - Espere o inesperado: Não se surpreenda se o entrevistador lhe fizer alguma  pergunta surpresa, pois geralmente é um bom reflexo da sua personalidade e da sua capacidade de pensar. Encare a situação como um desafio e pense sobre as coisas de forma metódica e confiante. Demore o seu tempo a responder a perguntas inesperadas. Se necessário, repita a pergunta ao entrevistador para ter a certeza de que compreendeu, ganhando também tempo para formular a sua resposta.  

8 - Cause uma boa primeira impressão Quando se encontra com alguém presencialmente, mais de 90% de como é percecionado tem como base informações não-verbais, como a sua aparência e a sua linguagem corporal.

9 - Evite armadilhas comuns: Se não está familiarizado com o protocolo de entrevista pode dececionar-se. Aqui estão alguns erros básicos para evitar:

  • Má comunicação verbal. Responda às perguntas num tom claro e preciso. Leve o seu tempo para perceber que está a responder à pergunta certa.
  • Má comunicação visual. Fique em pé, faça um bom contato visual e tenha uma escuta ativa. Certifique-se de que o seu aperto de mão é firme e seguro.
  • Não fazer perguntas. Questionar mostra que está interessado no trabalho, a prestar atenção e preparado para a entrevista. Fazer as perguntas certas também irá ajudá-lo a decidir se o trabalho é o que está à procura e se realmente quer integrar a empresa. 

10 - Se não se preparar, prepare-se para falhar: Pode parecer senso comum, mas precisa garantir que sabe a hora da entrevista, a localização da entrevista e o caminho para chegar lá, o nome e título da pessoa com quem se vai encontrar e o respetivo contacto telefónico.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório