"É uma operação que vai ter lugar entre abril e outubro. Estamos a falar de cerca de vinte rotações com aviões com capacidade para 180 pessoas", disse à Lusa Jean-Pierre Pinheiro, diretor do Turismo de Portugal em França.
O Alentejo cresceu este ano 34% no mercado francês, o que reflete a aposta de operadores e companhias francesas nesta região.
Nesse sentido, e atenta ao crescimento da região, a Aigle Azur está a pensar num voo semanal de destino ao aeroporto de Beja.
Tiago Martins, representante da Aigle Azur no evento, garantiu que se a procura pelo Alentejo continuar a crescer, a companhia vai "voar rapidamente para Beja".
O presidente do Turismo de Portugal da região do Alentejo, Vítor Silva, sublinhou que a região está "ao nível daquilo que melhor se faz noutros países", precisando somente "de ganhar notoriedade".
"Já trabalhamos há muitos anos o mercado francês, mas nos últimos anos é que começámos a ter operações mais pesadas, mais estruturadas e esta é o culminar da nossa presença aqui", acrescentou Vítor Silva.
Jean-Pierre Pinheiro explicou que o Alentejo conseguia captar clientes no âmbito dos circuitos, isto é, o cliente que ficava em Lisboa ou no Porto fazia circuitos ao longo do país e ficava cerca de duas noites no Alentejo.
Com estas operações, o objetivo é desenvolver o produto praia e conseguir aumentar a duração da estadia, entre uma e duas semanas, no verão.
O diretor do Turismo de Portugal em França acredita que o crescimento do Alentejo "demonstra que o mercado francês está pronto e com muita apetência para o destino Portugal".
"Sentimos mais crescimento na procura. O mercado francês é o que tem reagido melhor. Quando os alemães e os ingleses começaram a baixar as rotações para Portugal, no mercado francês têm-se mantido e crescido", concluiu Jean-Pierre.
A ação de promoção do turismo do Alentejo juntou, à mesa, em Paris, cerca de uma centena de agentes de viagens, operadores e comités empresariais com o objetivo de mostrar o que a região tem de melhor para oferecer ao mercado francês.