Meteorologia

  • 20 NOVEMBRO 2018
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 14º

Edição

UTAO alerta que défice pode ser mais alto. Governo 'bate o pé' a Bruxelas

A previsão do défice apontada por Mário Centeno levanta dúvidas à UTAO, um assunto que Costa decidiu não comentar quando questionado pelos jornalistas. Também na segunda-feira, o Governo respondeu à carta de Bruxelas e disse que o OE2019 segue a mesma política que é reconhecida como um sucesso pelas próprias instituições europeias, mercados e agências de notação financeira.

UTAO alerta que défice pode ser mais alto. Governo 'bate o pé' a Bruxelas
Notícias ao Minuto

08:30 - 23/10/18 por Beatriz Vasconcelos com Lusa 

Economia Finanças

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) anunciou, na segunda-feira, que o défice em 2019 poderá ser de 0,5% e não de 0,2%, como prevê o ministro das Finanças português, Mário Centeno. A avaliação da UTAO surge depois de ter analisado os mapas da proposta do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) e ter concluído que há uma despesa em excesso na ordem dos 590 milhões de euros

Questionado pelos jornalistas à entrada de uma conferência na segunda-feira, o primeiro-ministro português, António Costa, recusou comentar este assunto, mas insistiu, durante a sua intervenção, no objetivo de 0,2% de défice em 2019 e afirmou que se sentia orgulhoso por as execuções dos orçamentos anteriores terem registado sempre "contas certas" ao nível macroeconómico.

Governo 'bate o pé' a Bruxelas

O Governo português respondeu à carta da Comissão Europeia justificando que a sua proposta do OE2019 segue a mesma política que é reconhecida como um sucesso pelas próprias instituições europeias, mercados e agências de notação.

Depois do pedido de esclarecimento enviado na passada sexta-feira pelo executivo comunitário a Lisboa, a resposta chegou hoje a Bruxelas, numa carta assinada pelo embaixador representante permanente de Portugal junto da União Europeia, Nuno Brito, na qual o Governo sustenta que o OE2019 "reflete a continuação de um processo de consolidação orçamental estrutural" que tem vindo a implementar desde o início de 2016, com reconhecido sucesso.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório