Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Associação ZERO aponta incoerências na componente ambiental do OE2019

A associação ZERO criticou hoje a "enorme incoerência" na componente ambiental do Orçamento do Estado para 2019, com medidas contraditórias face ao objetivo de conseguir que Portugal seja neutro nas emissões de carbono até 2050.

Associação ZERO aponta incoerências na componente ambiental do OE2019
Notícias ao Minuto

18:32 - 22/10/18 por Lusa

Economia Orçamento do Estado

Por exemplo, a ZERO cita o aumento dos impostos sobre as frotas automóveis das empresas, mais leves no caso de serem veículos elétricos, e o desconto no Imposto Único de Circulação para os veículos menos poluentes como medidas positivas.

Por outro lado, o Governo penaliza a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, que até agora estava isenta da contribuição sobre o setor energético, mas vai passar a pagá-la, critica a ZERO.

Além disso, o Governo reduz a meta para a inclusão de biocombustíveis no setor dos transportes, com "um benefício completamente irrelevante para os consumidores e empresas", uma vez que só reduz o custo final do litro de combustível em 0,1 cêntimos e significa o aumento anual do consumo em "mais de 30 milhões de litros de gasóleo fóssil".

Os 100 milhões de euros para medidas de apoio à floresta e o aumento para 12 cêntimos da taxa sobre os sacos de plástico são outras medidas que a ZERO destaca como positivas.

A associação ambientalista assinala ainda que faltam medidas que defende ao nível fiscal, como o aumento da taxa de gestão de resíduos para desencorajar "a incineração e o aterro" e uma taxa sobre todos sacos, não apenas os leves, redução do IVA sobre reparações e uma taxa sobre todos os produtos descartáveis.

A ZERO vai mandar a sua apreciação para os grupos parlamentares que vão discutir na especialidade o documento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório