Meteorologia

  • 20 NOVEMBRO 2018
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

Há um novo apoio para pessoas com deficiência. Saiba como o pedir

Desde o início deste mês que estão abertas as candidaturas para um novo apoio do Estado, que serve de complemento à prestação social para a inclusão.

Há um novo apoio para pessoas com deficiência. Saiba como o pedir
Notícias ao Minuto

08:34 - 22/10/18 por Notícias Ao Minuto 

Economia DECO

As pessoas com poucos recursos económicos e que já beneficiem da  prestação social para a inclusão podem pedir um complemento, que foi criado com o objetivo de combater a pobreza e aumentar a participação social e laboral das pessoas com deficiência. 

De acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), este complemento está disponível para pessoas que sofrem de deficiência e apresentam um grau de incapacidade igual ou superior a 60% (ou 80% se receberem pensão de invalidez). 

Além disso, os beneficiários devem ter entre 18 e 66 anos e 4 meses, que corresponde à idade legal de acesso à reforma. "Para ter direito a receber a prestação a partir dos 55 anos, a certificação da deficiência deve ter sido requerida antes dessa idade, mesmo que venha a ser dada depois", explica a associação. 

Sobre os montantes, esclarece a DECO que "a prestação é composta pela componente base, cujo valor máximo mensal é de 269,08 euros (pessoa sem rendimentos e com uma incapacidade igual ou superior a 80%) e, desde outubro, pelo complemento (montante máximo de 431,32 euros)".

Como pedir?

Tanto a prestação como o complemento podem ser solicitados nos serviços da Segurança Social ou online, através da Segurança Social Direta.

"Este pedido pode ser feito pelo beneficiário, representante legal ou alguém que preste ou se disponha a prestar assistência ao beneficiário, quando este seja incapaz e esteja a aguardar a nomeação de representante legal", explica a associação. 

Terá de apresentar o formulário próprio para o efeito, acompanhado pelo atestado médico de incapacidade multiusos ou um comprovativo em como pediu a certificação de incapacidade, nota ainda a DECO. Além disso, será também necessário apresentar o documento de identificação e, caso lhe sejam pedidos, outros documentos que os serviços da segurança social considerem pertinentes. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório