Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

"Haverá melhoria no acesso a reformas mas sem comprometer outros valores"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social afirmou, este sábado, que o acesso às reformas antecipadas será feito sem "comprometer a sustentabilidade da segurança social".

"Haverá melhoria no acesso a reformas mas sem comprometer outros valores"
Notícias ao Minuto

16:35 - 20/10/18 por Andrea Pinto

Economia Vieira da Silva

Em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, Vieira da Silva lembrou que "as reformas antecipadas estiveram suspensas durante mais dois anos" e que agora é objetivo do governo retomá-las "sem cortes nenhuns tendo em conta a sustentabilidade da segurança social".

O ministro da Economia procurou esclarecer que aquilo que é proposto com o Orçamento do Estado para 2019 é que haja "uma maior despenalização das pessoas que cumpram os critérios" de acesso à reforma antecipada. Quanto às que "já estão próximas da idade da reforma mas não cumprem os critérios" de acesso, o ministro esclarece que haverá "sempre um período de transição em que poderão ter acesso a uma flexibilização da idade da reforma".

"O que gostava de reforçar é que não estamos a reduzir direitos, Estamos a aumentar direitos", atirou, acrescentando que "aquilo que é garantido é que vamos alargar o acesso à reforma para alguns milhares de trabalhadores".

Tudo isto, reforçou, será sempre feito sem "pôr em conta valores que para nós são fundamentais", referindo-se ao "equilíbrio da segurança social".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório