Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Movimento de contentores nos portos portugueses recua 4,3% até agosto

O movimento geral de contentores nos portos portugueses caiu 4,3% até agosto, para 62,9 milhões de toneladas, face a igual período do ano passado, indicou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Movimento de contentores nos portos portugueses recua 4,3% até agosto
Notícias ao Minuto

12:22 - 19/10/18 por Lusa

Economia Mobilidade

O porto de Sines foi aquele que mais contribuiu para este desempenho negativo, ao registar uma perda de -1,2 milhões de toneladas no mercado do carvão, -647 mil toneladas nos produtos petrolíferos, -614 mil toneladas na carga contentorizada e -257 mil toneladas no petróleo bruto, num total de -2,7 milhões de toneladas.

De acordo com os dados da AMT, Lisboa, Leixões e Setúbal também tiveram "perdas significativas" no período em análise.

As perturbações laborais - greve dos trabalhadores portuários convocada pelo sindicato dos estivadores - em Lisboa são a principal causa para que este porto, a par de Sines, tenha tido um peso significativo na queda de -3,5% no movimento global de contentores, devido ao desvio de navios para portos alternativos.

Além da quebra de 3,5% até agosto no movimento global de contentores, também há a registar uma queda de 4,3% em termos de TEU - a medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contentor, representando a capacidade de carga de um contentor marítimo normal de 20 pés de comprimento, por oito de largura e oito de altura.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório