Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Bancos espanhóis voltam a registar perdas na bolsa pelo 2.º dia

A banca espanhola estava hoje com perdas significativas pelo segundo dia consecutivo na bolsa de valores depois de o Tribunal Supremo ter decidido que tinham que pagar, e não os clientes, os impostos associados ao registo de uma hipoteca.

Bancos espanhóis voltam a registar perdas na bolsa pelo 2.º dia
Notícias ao Minuto

10:03 - 19/10/18 por Lusa

Economia Mercado

Os bancos tentavam no início da sessão recuperar as elevadas perdas de quinta-feira, mas em seguida a pressão sobre o setor voltou a fazer-se sentir.

Cerca das 10:00 (09:00 em Lisboa) o Liberbank perdia 5%, o Bankia, 4,17%, o Sabadell 3,57%, o CaixaBank 2,52%, o BBVA 2,10% e o Santander 1,59%.

Com estas descidas, os bancos espanhóis mantêm a tendência de quinta-feira, acumulando perdas de mais de 5.500 milhões na sua capitalização em bolsa.

O Tribunal Supremo, numa sentença de 16 de outubro último, decidiu que é o banco, e não a pessoa que pede o empréstimo, que tem interesse em registar a operação hipotecária e em realizar a escritura.

Em Espanha, o imposto de selo que tem de ser pago neste tipo de escrituras pode variar entre 0,5% e 2% do total do empréstimo, dependendo de cada uma das Comunidades Autónomas.

O setor bancário está a ser penalizado pelo possível impacto nas suas contas da decisão do Supremo, apesar de ainda não ser claro o seu alcance, visto não ter sido ainda clarificado o caráter da retroatividade da medida. Ou seja, é necessário saber se a decisão apenas afeta as novas hipotecas ou também as realizadas no passado e desde quando, o que poderá levar ao desembolso de vários milhares de milhões de euros pelo setor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório