Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Banco BBVA passa hoje a sucursal em Portugal

O BBVA passa hoje de filial a sucursal em Portugal, uma mudança que implicará que os depositantes fiquem protegidos pelo fundo de garantia de depósitos espanhol.

Banco BBVA passa hoje a sucursal em Portugal
Notícias ao Minuto

06:21 - 19/10/18 por Lusa

Economia Mudança

Esta mudança foi anunciada em janeiro deste ano, tendo então o grupo espanhol dito que Portugal continua a ser "um mercado muito importante" e que o objetivo é dar à operação maior capacidade de gestão", assegurando "a sua sustentabilidade e a solidez do seu negócio no país".

O modelo de negócios do BBVA em Portugal assenta, atualmente, no segmento da banca de empresas e de clientes particulares 'premium' (com rendimentos mais elevados).

Com a passagem a sucursal, a operação em Portugal passa a ter o 'rating' [avaliação] atribuído ao grupo e também a poder contar com a liquidez deste para empréstimos.

Quanto ao impacto para os clientes, com esta mudança deixam de ser clientes de um banco de direito português e passam a clientes da sucursal de um banco espanhol.

Isso significa que depósitos continuam garantidos até 100 mil euros, mas passam a estar cobertos pelo Fundo de Garantia de Depósitos de Espanha.

Em julho, em carta aos clientes, o banco disse que todos os "ativos, passivos e correspondentes direitos e obrigações irão ser alocados à nova sucursal do BBVA em Portugal, estando projetado que esta entidade continue -- sem disrupção -- as atividades da sociedade incorporada (BBVA Portugal)".

Ou seja, depósitos, créditos, contas de fundos de pensões e de investimento ou até alugueres de cofres passarão para a sucursal em Portugal do BBVA, mantendo-se os mesmos números de conta e código de identificação bancária.

Também os cartões de pagamento poderão continuar a ser utilizados sem qualquer problema, diz a informação aos clientes.

O BBVA, que está em Portugal há 26 anos, concluiu em 2015 um processo de reestruturação em Portugal, com saídas de centenas de trabalhadores e fecho de agências, motivado pelos prejuízos então acumulados.

Atualmente, conta com cerca de 400 trabalhadores em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório