Meteorologia

  • 17 NOVEMBRO 2018
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 14º

Edição

Produtores de fruta e legumes querem exportar 500 milhões para Espanha

O presidente da Portugal Fresh, associação para a promoção das frutas, legumes e flores, indicou que os produtores nacionais ambicionam atingir 500 milhões de euros em exportações para Espanha em 2019, mais 50 milhões face ao período homólogo.

Produtores de fruta e legumes querem exportar 500 milhões para Espanha
Notícias ao Minuto

18:31 - 18/10/18 por Lusa

Economia 2019

"Se mantivermos o ritmo de crescimento médio anual das exportações que temos registado desde 2010, na ordem dos 10%, podemos ambicionar, muito em breve, chegar a esse montante [500 milhões de euros]", disse, em comunicado, Gonçalo Santos Andrade.

De acordo com os dados disponibilizados pela associação, em 2017, as vendas da fileira de frutas, legumes e flores portugueses ao mercado espanhol totalizaram 450 milhões de euros, mais 13,6% do que no ano anterior.

Espanha, com 47 milhões de habitantes, é assim "o maior parceiro comercial de Portugal e também o mais importante cliente das frutas e legumes nacionais", representando 30,5% das exportações, seguida de França (12,1%), Reino Unido (9,4%), Holanda (8,2%) e Alemanha (6,3%).

"Entre janeiro e julho de 2018, registou-se uma quebra ligeira (-1%) nas exportações face ao mesmo período de 2017 (caíram dos 948 milhões de euros para 939 milhões), em consequência da seca prolongada que se estendeu até ao mês de fevereiro e das posteriores chuvas tardias [...] que atrasaram o início das campanhas e prejudicaram o valor médio de venda de grande parte dos produtos hortofrutícolas nacionais", apontou, no mesmo documento, a Portugal Fresh.

Por sua vez, naquele período, as vendas a Espanha cederam 0,2% para 223,4 milhões de euros, "'performance' que não coloca em causa as ambições dos produtores nacionais", defendeu Gonçalo Santos Andrade.

A associação tem como objetivo chegar aos 2.000 milhões de euros de exportações em 2020, apostando nas feiras internacionais como um dos elementos da estratégia de promoção.

A Portugal Fresh, juntamente com 42 empresas, instituições e parceiros, vai participar, pela oitava vez consecutiva, na Fruit Attraction, feira dedicada às frutas e legumes, que decorre entre 23 e 25 de outubro em Madrid.

Pela primeira vez, a área ocupada pela associação ultrapassa os 500 metros quadrados, o que representa uma subida de 22% face à edição anterior.

Durante o evento são esperados 70 mil visitantes de 120 países.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório