Novo regime das reformas antecipadas já foi "bem explicado" por ministro

O primeiro-ministro, António Costa, não quis hoje comentar o novo regime das reformas antecipadas, sustentando que aquele já foi "bem explicado" pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
18/10/2018 16:10 ‧ 18/10/2018 por Lusa

Economia

António Costa

"Eu acho que já foi bem explicado ontem [quarta-feira] pelo senhor ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Não acrescentaria nada mais a partir de Bruxelas", disse o primeiro-ministro, no final do Conselho Europeu.

António Costa disse ainda não querer deslocar para Bruxelas um debate que "está bem situado em Lisboa".

Na quarta-feira à tarde, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social explicou que o acesso à reforma antecipada só será possível no próximo ano a quem tem 40 anos de carreira contributiva aos 60 anos de idade.

O BE alertou, horas depois, que o limite no acesso às reformas antecipadas anunciado por Vieira da Silva não foi acordado com o partido e não consta da proposta de Orçamento do Estado para 2019.

A medida anunciada pelo ministro, a avançar, não permitirá o acesso à reforma antecipada a quem, por exemplo, tem 62 anos e 40 de descontos (por não ter completado os 40 anos de descontos aos 60 de idade) ao contrário da regra atual.

O PS demonstrou hoje abertura para clarificar os objetivos do normativo referente à reforma antecipada aos 60 anos de idade e 40 anos de descontos, depois de PCP e Bloco se terem declarado "surpreendidos e de PSD e CDS terem criticado duramente a medida.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas