Estudo revela "abusos" em 90% das empresas portuguesas

Um estudo divulgado esta quinta-feira revela abusos em nove em cada 10 empresas portuguesas, sendo que as principais denúncia se prendem com quebras de promessas e repreensões públicas.

contratar, contrataçao

© iStock

Notícias Ao Minuto
18/10/2018 15:15 ‧ 18/10/2018 por Notícias Ao Minuto

Economia

Dados

 

O estudo, levado a cabo pela Universidade Portucalense (UPT), consultou 240 pessoas distribuídas por 12 empresas portuguesas e concluiu também que as mulheres e os jovens são os mais afetados.

Por outro lado, “os homens tendem a desconsiderar mais facilmente estes comportamentos abusivos por parte dos seus superiores”, pode ler-se num comunicado sobre o estudo ao qual o Notícias ao Minuto teve acesso.

“É claro o papel da autoestima dos colaboradores nesta questão dos comportamentos de supervisão abusiva porque um trabalhador que confie em si e nas suas capacidades tende a desvalorizar por completo comentários depreciativos dos seus supervisores”, diz Daniela Silva, responsável pelo estudo.

Ora, a baixa autoestima e a falta de alternativas são os principais motivos que levam os trabalhadores a tolerar estes comportamentos, ainda segundo o mesmo estudo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas