Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sindicato critica "evidente violação" da proteção de dados pela Ryanair

O sindicato dos tripulantes de cabine informou hoje que discutirá com as "instituições competentes" a "evidente violação" da Ryanair do regulamento de proteção de dados, no âmbito da divulgação de imagens dentro do aeroporto de Málaga, em Espanha.

Sindicato critica "evidente violação" da proteção de dados pela Ryanair
Notícias ao Minuto

12:32 - 18/10/18 por Lusa

Economia Tripulação

Em comunicado divulgado hoje de manhã, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) apontou a "evidente violação do Regulamento Global de Proteção de Dados", que vai discutir com as "instituições competentes".

Em causa está a divulgação de um vídeo pela transportadora aérea para "expor a encenação da fotografia de tripulantes a dormir na sala de tripulação de Málaga" e no qual se observam funcionários a deitarem-se no chão.

No início da semana, uma fotografia colocada nas redes sociais mostrava os tripulantes deitados no chão, tendo o SNPVAC referido tratar-se das condições vividas no sábado, quando quatro voos da companhia irlandesa foram desviados face ao encerramento do aeroporto do Porto devido à tempestade 'Leslie'.

Os aviões foram desviados para Málaga, onde, segundo o sindicato, oito pilotos e 16 tripulantes foram colocados numa sala, "sem as mínimas condições de descanso" e, durante várias horas, "sem acesso a comida, bebida" e com apenas oito cadeiras.

"Não tiveram, pois, outra alternativa, tal como se observa na foto, se não descansarem no chão da referida sala", lê-se num comunicado divulgado segunda-feira.

Hoje, o sindicato garante que a Ryanair fez um "favor a todos, ao fornecer provas, de que facto, não havia o mínimo de condições para os seus empregados passarem a noite com dignidade".

"A Ryanair demonstrou que tudo o que publicámos era verdade", concluiu o sindicato, que referiu que os tripulantes, "num gesto de protesto, tiraram uma foto, que imediatamente se tornou viral".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório