Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Centeno reitera que Roma tem que cumprir regras

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, disse hoje que Itália terá que cumprir as regras orçamentais, tal como todos os outros países do euro e salientou a capacidade da União Europeia (UE) para resistir a crises.

Centeno reitera que Roma tem que cumprir regras
Notícias ao Minuto

09:55 - 18/10/18 por Lusa

Economia União Europeia

"Temos procedimentos e regras, estamos todos comprometidos com o cumprimento das regras", disse Centeno, à entrada para o Conselho Europeu, que hoje inclui uma cimeira da zona euro em formato inclusivo.

"Há diálogos construtivos a decorrer e a nossa função é a de produzir planos orçamentais de acordo com as regras e que reforcem a nossa moeda comum", sublinhou o também ministro das Finanças português, lembrando que a questão do orçamento italiano não está na agenda dos trabalhos e será discutido "na altura devida".

"A Europa mostrou ao longo da última década uma capacidade de se reformar e de resistir às crises",disse ainda.

Na última reunião do Eurogrupo, no dia 01, no Luxemburgo, tanto Mário Centeno quanto o comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, salientaram que a proposta de Roma de aumentar o défice está "fora das regras europeias".

O Governo italiano propôs em setembro aumentar o défice para os próximos três anos até 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), como pediam os dois partidos que formam o executivo de coligação, o Movimento Cinco Estrelas (M5S) e a Liga, e contra os avisos do ministro da Economia, Giovanni Tria, que não queria subir o défice acima de 1,6%.

A decisão surge no chamado Documento de Economia e Finanças (DEF), que Itália publica anualmente e que apresenta o quadro macroeconómico para o país para o ano em curso e os objetivos para o triénio seguinte.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório