Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PSI20 segue em alta com ações da Galp a puxarem pelos ganhos

A bolsa de Lisboa segue em alta, em linha com a tendência das principais congéneres europeias, com as ações da Galp Energia a puxar pelos ganhos.

PSI20 segue em alta com ações da Galp a puxarem pelos ganhos
Notícias ao Minuto

09:17 - 18/10/18 por Lusa

Economia Mercado

Pelas 08:50 (hora de Lisboa), o índice português de referência, o PSI20, seguia a avançar 0,72% para 5.094,54 pontos, com 15 ações positivas e três negativas, mantendo a tendência de abertura.

A Corticeira Amorim e a Galp Energia eram as empresas que mais ganhavam, avançando 1,60% e 1,15% para 10,18 euros e 15,81 euros, respetivamente.

A EDP seguia também em valorização, com as ações a avançarem 1,02% para 3,172 euros e a Jerónimo Martins alinhava com uma subida de 0,7% para 11,43 euros.

Pela negativa, seguiam a Ramada Investimentos e a Ibersol, que recuavam 1,56% e 0,23% para 9,45 e 8,78 euros, respetivamente.

Lisboa seguia alinhado com a tendência das restantes praças europeias, que estavam hoje em alta, pendentes da pressão que voltam a sofrer os juros da dívida dos Estados Unidos, perante a possibilidade de que a Reserva Federal (Fed) suba as taxas de juro em dezembro.

Na quarta-feira foram publicadas as atas da última reunião da Fed, nas quais a entidade reitera a necessidade de uma subida das taxas de juro "gradual e contínua" se se mantiver o contexto económico de "bonança" no país.

A rentabilidade da dívida dos Estados Unidos a dez anos subiu, de novo, para níveis acima dos 3,2%.

Os investidores também continuam atentos ao "Brexit" depois de na quarta-feira o Reino Unido e Bruxelas terem evidenciado a falta de acordo, apesar de se mostrarem dispostos a continuar a analisar a situação para a desbloquear.

Os analistas previram que nesta semana se recuperasse "algum dinamismo" depois das fortes quedas bolsistas da semana passada devido à revisão em baixa das perspetivas de crescimento mundial pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) resultante do temor do impacto da guerra comercial entre Pequim e Washington.

O recrudescimento da guerra comercial entre Washington e Pequim, com a entrada em vigor das novas taxas aduaneiras nos dois países, continua a ser outra das preocupações dos investidores.

Os preços do petróleo, que no início do mês subiram para níveis acima da barreira dos 85 dólares por barril, estavam hoje a cair para níveis abaixo dos 80 dólares.

O barril de petróleo Brent para entrega em dezembro abriu hoje em baixa, a cotar-se a 79,97 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,09% do que no encerramento da sessão anterior e depois de ter estado acima dos 85 dólares no início do mês.

A nível cambial, o euro abriu em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,1491 dólares, contra 1,1530 dólares na quarta-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório