Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Governo ainda em negociações relativamente ao aeroporto do Montijo

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas disse hoje que o Governo ainda está em negociações relativamente ao novo aeroporto do Montijo e que não sabe quando será assinado o acordo com a ANA -Aeroportos de Portugal.

Governo ainda em negociações relativamente ao aeroporto do Montijo
Notícias ao Minuto

18:58 - 17/10/18 por Lusa

Economia Pedro Marques

"Estamos a negociar as condições financeiras relativamente à concretização da solução", explicou Pedro Marques aos jornalistas, em Tondela, no final de uma visita ao Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Planalto Beirão.

No final de setembro, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que apenas se aguarda o estudo de impacto ambiental para ser "irreversível" a solução aeroportuária Portela + Montijo, considerando que há consenso nacional sobre este projeto e que não há tempo a perder.

"Temos de corrigir hoje o erro que foi cometido há dez anos de a tempo e horas não termos feito o aeroporto de que já então necessitávamos. Há cerca de um ano o Governo assinou com os novos proprietários da ANA um acordo para definir uma opção estratégica fundamental, que está definida: manter a Portela [Aeroporto Humberto Delgado] e crescermos com um novo aeroporto no Montijo", disse.

Nesse dia, António Costa explicou que, com o ritmo de crescimento da procura, "não há outra solução que não seja a do Portela + Montijo e muito brevemente estarão concluídas as negociações com a ANA".

Na semana passada, o presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse que quer o aeroporto do Montijo pronto "o mais rápido possível" e que, com a sua conclusão, a ANA assegure um novo contrato com revisão de taxas aeroportuárias na Portela.

Dias antes, o presidente executivo da ANA tinha garantido que o novo aeroporto do Montijo não será 'low cost' (baixo custo), mas de "qualidade fantástica de serviço" e dirigido a transportadoras com rotas "ponto a ponto", ou seja, sem correspondências.

Thierry Ligonnière recordou que o atual aeroporto, Humberto Delgado, vai manter o seu papel de 'hub' (plataforma de ligações aéreas), nomeadamente da TAP, enquanto a estrutura complementar prevista para o Montijo será para "ponto a ponto, para as companhias que o desejarem".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório